Redação/Blog Elias Jornalista
O evento ocorreu na Escola Estadual Maria Terceira e faz parte da agenda da governadora na Região do Seridó.
Mais desenvolvimento com sustentabilidade, a governadora Fátima Bezerra ao lado do diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, entregaram nesta segunda-feira (18) a Licença de Instalação para a empresa Florisbela Comércio LTDA., no município de Parelhas. O evento ocorreu na Escola Estadual Maria Terceira e faz parte da agenda da governadora na Região do Seridó.
Hoje em Parelhas há uma série de atividades em desenvolvimento, especialmente com rochas ornamentais que são amplamente exploradas pela construção civil e indústria. Atualmente, é a principal cidade com investimento em projetos de exploração mineral no RN, onde se concentra diversas ocorrências minerais. O Rio Grande do Norte tem áreas licenciadas para exploração de Turmalina e Gemas em geral.
Fátima Bezerra destacou a importância da atividade para o Rio Grande do Norte. “A Região do Seridó, historicamente, faz parte do contexto da mineração do estado, como uma das áreas com mais potenciais em termos de ambiente e tipos de minerais que podem ser explorados. Começamos com a exploração da scheelita, em Currais Novos, na Mina Brejuí, que faz parte da nossa história com um museu que simboliza essa região. Temos uma região extremamente forte, contudo, ainda com muitos desafios para ultrapassar”, disse a governadora.
A licença é emitida pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema. De acordo com o diretor-geral do Idema, “o licenciamento veio como uma forma de regularizar esse tipo de atividade e a empresa, detentora do direito minerário pretende realizar a atividade na área, assim como gerar empregos e renda para região, utilizando mão de obra do município de Parelhas. A equipe técnica do Núcleo de Atividades de Extração Mineral – NAEM do Idema trabalhou para destravar o licenciamento, orientando o empreendedor em todo o processo”, explicou Leon Aguiar.
Ainda de acordo com o gestor do Idema, “o Governo do Estado procura dar uma melhor capacidade e condições aos empreendedores, pequenos e grandes. Eles não precisam ter receio de se aproximar do órgão ambiental, nós temos uma área potencial onde o mercado começa a se aquecer novamente do ponto de vista da mineração e nós temos buscado parcerias com os órgãos intervenientes/parceiros que também participam do processo de licenciamento ambiental, como a Agência Nacional de Mineração. O Idema entrega a licença ambiental da Florisbela. O empreendedor topou o desafio de se regularizar e viu que o órgão ambiental não estava ali para punir e sim para auxiliar e orientar. Através das licenças regularizadas podemos potencializar a nossa economia gerando mais empregos e mais renda para o RN”, finalizou o gestor.
O novo empreendimento será instalado no Sítio Malhada Vermelha, na Zona Rural de Parelhas, em uma área de 8,00 hectares (oito hectares) e volume proposto de 200 m³/mês. Realizará extração mineral de Feldspato. A área já possuía garimpagem, desde a década de 80, como grande parte das atividades na região.
Para o empreendedor proprietário da empresa Florisbela Comércio, Luiz Gonzaga de Sena Neto, é um momento único e de grande importância para a expansão do seu negócio. “Essa licença para nós é quase um sonho. Estamos lutando por ela já faz um tempo. Sabemos das dificuldades de uma empresa pequena para tirar uma licença desse tipo. Já trabalhei nessa mina por um tempo, ela pertencia à outra empresa, eu pagava aluguel à empresa para trabalhar lá. Por meio de uma negociação consegui comprar a parte e vi que todas as licenças estavam vencidas. Tive que regularizar. Sei que em outros tempos poderia até não conseguir, mas com diálogo com o órgão ambiental agora estou conseguindo realizar este grande sonho. Vou poder expandir a empresa, trabalhar legalmente e contar com possíveis aportes de recursos financeiros”, destacou o empresário.
Participaram do evento diversas autoridades, entre elas o prefeito de Parelhas, Tiago Almeida, o deputado Francisco do PT, os secretários Gustavo Coelho (Infraestrutura), João Maria (Semarh), Francisco Araújo (Sesed), e os diretores Antônio Miguel (Cehab) e José Guilherme (Caern).
Deixe um comentário