Marca Maxmeio

Postado às 19h08 CidadeDestaque Nenhum comentário

Ministério da Cidadania dá nota máxima a três Cras de Natal.

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

Como faz anualmente, o Ministério da Cidadania divulgou o IDCRAS e Natal, mais uma vez, ficou em posição de destaque. O Indicador de Desenvolvimento visa medir a qualidade dos serviços prestados nos Centro de Referência da Assistência Social (Cras). No Brasil, existem 8.357 Cras. Destes, 400 obtiveram nota máxima. No Rio Grande do Norte, dos 222 Centros de Referência, apenas nove atingiram a maior nota, sendo três do município de Natal, que atualmente possui 12 dessas unidades. Receberam a nota máxima os Cras Mãe Luiza, Pajuçara e Guarapes.

 

Os Cras são responsáveis pela oferta de serviços de proteção social básica em áreas de vulnerabilidade e/ou risco social. Nessas unidades, a população tem acesso ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e ao Programa Criança Feliz/Primeira Infância no Suas (Sistema Único de Assistência Social). Também neles, os cidadãos são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem se inscrever no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

 

Os serviços ofertados pelos Cras em Natal são administrados pela Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas). “Esses resultados mostram que estamos no caminho certo para ofertar o melhor serviço às famílias em situação de vulnerabilidade social e/ou risco social existentes no município”, comemora a diretora do Departamento de Informação, Monitoramento e Avaliação de Políticas Sociais (Dimaps), Vanda Laylla Carvalho.

 

“Com o apoio de uma equipe comprometida com o atendimento aos usuários, lutamos para garantir o direito dessa população aos serviços e benefícios ofertados. Os Centros criam condições que possibilitam o acesso aos serviços de assistência social, saúde, educação, justiça, esporte, lazer e cultura. A atuação deles é fundamental para a superação estratégica da extrema pobreza”, finaliza a secretária da Semtas, Andréa Dias.

 

O IDCRAS foi criado em 2008 pelo Governo Federal para acompanhar o desenvolvimento da rede de unidades de Cras. O Indicador resulta da combinação de três indicadores: serviços e benefícios, recursos humanos e estrutura física. Para cada dimensão, há quatro graus de desenvolvimento (insuficiente, regular, suficiente ou superior), cujas variáveis indicam o grau de cumprimento das normativas do Suas para aquela dimensão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *