
Milhares de pessoas no centro de Roma para o cortejo fúnebre de Francisco / Vatican News / Vatican Media
O Vaticano realizou a Missa de Exéquias na manhã deste sábado, 26, depois de três dias de velório aberto para homenagens de fiéis. O rito marca o início do período de nove dias de luto e orações em honra ao pontífice, conhecido como Novendiali. Segundo a Santa Sé, mais de 200 mil pessoas, além de dezenas de chefes de Estado, estavam presentes.
Os sinos da Basílica de São Pedro voltaram a tocar no final da Missa das Exéquias do Papa Francisco neste sábado (26/04), ecoando por toda a região do Vaticano que acolheu milhares de peregrinos que vieram se despedir do Pontífice. Só a Praça São Pedro acolheu 50 mil pessoas – a sua capacidade máxima. Nos arredores, segundo as autoridades competentes, estavam outras 200 mil pessoas que puderam seguir a celebração através de telões instalados em diferentes pontos, inclusive diretamente da Basílica de Santa Maria Maior onde Francisco será sepultado.
Durante a missa e pelo percurso do cortejo fúnebre pelas principais ruas da cidade de Roma, foi instalado um forte esquema de segurança, com drones de vigilância, atiradores de elite, por exemplo. O espaço aéreo da capital também foi controlado.
O caixão, levando o Papa Francisco, partiu da Basílica de São Pedro por volta das 12h30 com direção à Basílica de Santa Maria Maior para o sepultamento. Um grupo de pessoas necessitadas, pobres, refugiados e indigentes esperavam o caixão no adro da basílica para receber o caixão do Papa Francisco que foi conduzido até o local do sepultamento por um papamóvel, enquanto recebia aplausos dos peregrinos que se dividiram em diferentes pontos do trajeto de mais de 4km para acompanhar o cortejo fúnebre. As pessoas, cerca de 150 longo o percurso, gritavam “Viva Francisco! Viva Francisco!”.
Deixe um comentário