Marca Maxmeio

Postado às 11h11 CidadeDestaque Nenhum comentário

Senador Jean Paul reforça desafios impostos pelos desinvestimentos da Petrobrás no RN.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com

Parlamentar participou por videoconferência da abertura oficial do evento nesta segunda-feira (23).

O senador Jean Paul Prates participou nesta segunda-feira (23), por videoconferência, da abertura do fórum Mossoró Oil & Gás Expo e falou sobre os desafios do setor no Rio Grande do Norte. Dentre eles, o parlamentar destacou a saída da Petrobrás do território potiguar. “Não considero uma vantagem”, declarou Jean Paul.

O evento é o maior do país nessa área, e é organizado pela RedePetro RN e pelo Sebrae-RN. O fórum tem como tema nesta edição “O Redescobrimento do Onshore Brasileiro” e, em sua abertura, também teve a presença de referências ligadas ao setor, além da governadora Fátima Bezerra. O fórum se propõe a discutir a exploração e produção de petróleo e gás em terra e águas rasas, bem como toda a cadeia produtiva do segmento, incluindo fornecedores de bens e serviços.

“Um evento importante e consolidado, que deve debater os desafios desse setor e enfrentar as dificuldades de maneira realista, inclusive no que diz respeito à saída da Petrobrás do nosso estado. Acho que a gente tem desafios muito grandes a enfrentar. Não considero que a saída imediata e da forma que está sendo feita seja algo que vai nos ajudar. É mais um desafio”, frisou o senador Jean Paul Prates durante sua fala na abertura.

Os desinvestimentos da Petrobrás também foram destaque no discurso da governadora Fátima Bezerra durante a solenidade. “Mais do que nunca um fórum como esse é uma excelente oportunidade para a gente aprofundar o debate entre a Petrobrás, o Governo do Estado e a iniciativa privada. Entendo que o modelo mais adequado era o modelo híbrido. Mas, nesse cenário de mudança, enquanto essas novas empresas não se instalarem, a Petrobrás tem que manter os níveis de produção para garantir empregos, arrecadação de ICMS e royalties”,

De toda forma, Jean Paul Prates olha para a situação com otimismo e projeta boas novidades para o Rio Grande do Norte. “Queremos Mossoró e todo o Rio Grande do Norte com o seu onshore bem desenvolvido, além de todo o offshore também. Tenho certeza que, com o ambiente que se criará, a Petrobrás voltará a operar no Rio Grande do Norte a pleno vapor brevemente”.

O Mossoró Oil & Gás Expo segue até a quinta-feira (26), com discussões e reuniões por videoconferência que devem reunir cerca de três mil participantes e 60 empresas fazendo negócios. Jean Paul Prates volta ao evento nesta quarta (25), para uma palestra online sobre “A luta pelo Fica Petrobrás no Brasil e no RN”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *