”Mostramos para a sociedade que há condição de inclusão social”, comemora mãe de adolescente autista.
São João de Natal entra pra história como o primeiro verdadeiramente inclusivo para pessoas com deficiência
Depois de seis dias de festa, o São João de Natal chegou ao fim deixando um sentimento de satisfação e gratidão para um público em especial: as pessoas com deficiência e suas famílias. “Fui com Alberto pois ele ama música, animação e festa. Fiz o cadastro no app Natal Digital sem priorizar o cantor, ele amou todos: Papel Gomes, Carol Melo, Ferro na Boneca. Mas Kanelinha ele amou, pois foi o único que cantou Zé Vaqueiro. E já quer ir de novo”, relata Rochele Barbalho, mãe de Alberto, adolescente autista.
Pela primeira vez, um grande evento público em Natal teve uma área exclusiva para pessoas com deficiência. A novidade foi fruto de um pedido do vereador de Natal, Tércio Tinoco, prontamente atendido pela Prefeitura de Natal e Secretaria de Cultura do município. “Esses espaços estão previstos na Lei Brasileira de Inclusão, que começa a ser seguida e respeitada na nossa cidade. Foi uma alegria imensa ver a área exclusiva cheia, transbordando alegria e inclusão”, celebra o vereador.
Figuras conhecidas na capital, com mais de 115 mil seguidores nas redes sociais, os gêmeos Ângelo e Augusto estavam entre os que mais aproveitaram muito o espaço. Fãs de axé, os irmãos autistas vibraram ao conhecer o cantor baiano Léo Santana. “Gostei dele, ele é meu melhor amigo. Um cantor e compositor de personalidade maravilhosa”, disse Augusto.
Os shows do São João em Natal também tiveram intérpretes de libras no palco. “Ainda estamos celebrando essas conquistas, agora com a certeza de que não há como voltar atrás na inclusão das pessoas com deficiência. Agradeço à prefeitura de Natal por caminhar conosco em direção a uma Natal mais inclusiva e acolhedora”, finaliza Tércio.
Deixe um comentário