Marca Maxmeio

Postado às 09h06 CulturaDestaque Nenhum comentário

(Foto: Matias de Oliveira Pinto).

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

Os profissionais que atuam em hospitais enfrentam nesse período da pandemia do novo coronavírus níveis de estresse e desgaste muito elevado. Para proporcionar um momento de relaxamento para as equipes hospitalares, a Escola de Música da UFRN iniciou no mês de maio o projeto SolCello UFRN. O professor Fábio Presgrave está realizando mini concertos com violoncelo em diversos hospitais do Estado.

As apresentações duram cerca de 15 minutos e são realizadas seguindo todas as orientações dadas pelas direções dos hospitais. Até agora, o projeto levou música para o Hospital Mariano Coelho (Currais Novos), Hospital Ana Bezerra (Santa Cruz), Hospital Maternidade Januário Cicco (MEJC), Senac Barreira Roxa e Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol). As instituições que tiverem interesse em receber o projeto podem entrar em contato pelo email solcelloufrn@gmail.com.

Segundo Fábio Presgrave, a ideia de realizar os concertos nos hospitais surgiu após ter tido a a covid-19. “Eu sabia da realidade nos hospitais e queria colaborar de alguma forma com as equipes que estão passando por um momento bem difícil. Muitos têm parentes no grupo de risco e vão para o hospital e voltam para casa, ficando em isolamento. Enfrentam uma situação que causa muito estresse”, relatou.

O professor explicou que as apresentações são rápidas, para não atrapalhar a rotina dos hospitais, mas que proporcionam um pouco de respiro e alento para esses profissionais que atuam em hospitais. Presgrave lembra alguns depoimentos ouvidos após os mini concertos, como de uma enfermeira que disse ser aquele momento algo bom a ser lembrado após a pandemia e uma nutricionista que relatou que nunca tinha tido a oportunidade de assistir a uma apresentação com violoncelo.

Outro momento marcante para ele foi quando tocou na UTI do Hospital Ana Bezerra. “Os bebês ficaram bem tranquilos, sem chorar”, relata.

O projeto SolCello – Violocenlos da UFRN em tempos de pandemia – , promovido pelo Grupo de Estudos do Violoncelo, Violino, Viola e Contrabaixo nos Séculos XX e XXI (Gruvio) da UFRN oferece ainda cursos à distância e realiza lives em redes sociais. Já as lives sobre o violoncelo são promovidas pelo professor Fábio Presgrave, com a participação de violoncelistas de destaque no cenário internacional, convidados a exporem seus conceitos sobre técnica, interpretação e filosofia da música.

Fonte:
https://ufrn.br/…/projeto-solcello-ajuda-a-aliviar-estresse…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *