Marca Maxmeio

Postado às 01h12 Geral [ 4 ] Comentários

Ponte Forte-Redinha: Foto: Canindé Soares – Ponte Newton Navarro (Forte-Redinha) 

DSC_0113_Cidade Verde: Foto: Elias Medeiros – Bairro Cidade Verde no prolongamento da Av. Airton Senna

DSC04608ELIAS GENIPABÚ: Foto: Jaqueline Barros – Genipabú ótima opção de laser – passeio de Dromedalhos

PQAAVista aérea Litoral Norte: Foto: Canindé Soares – Vista aérea do Litoral Norte – Genipabú -Redinha-Ponte –Forte

Por Elias Medeiros

Cada cidadão potiguar tem um título para esta cidade tão jovem e encantadora. Para os mais velhos, Trampolim da Vitória, para os mais jovens, Cidade do Sol. Diante de tantos adjetivos, fico com a expressão do poeta Potiguar Câmara Cascudo: “A Noiva do Sol”.  Nesta cidade o sol erradia de uma forma especial, onde os raios solares ilumina o seu imenso litoral tornando cada vez mais bela o seu potencial turístico, a gentileza e simplicidade de seu povo. Hoje uma cidade cosmopolita, diante dos Europeus, Africanos, Asiáticos e Norte Americanos que ocupam pacificamente o seu solo mãe gentil.

Percebi o avanço através de construções modernas, novos bairros que surgem, as belezas naturais de seu imenso litoral e a forma simples de seus habitantes. No centro da cidade,  ruas que remetem ao passado e reúne poetas populares, cordelistas cantando o  encanto da maravilhosa cidade Natal.

No meu retorno de onze anos no Rio de Janeiro, reencontrei uma cidade dividida entre Zona Norte e Zona Sul, será que não existe outras áreas? 

Um novo marco na história da cidade, a construção da Ponte  Newton Navarro que liga a Praia do Forte a  Praia da Redinha. Acrescentou na rotina do povo potiguar um novo horizonte, visual do atlântico e do Forte dos Reis Magos onde se inicia a beleza do nosso litoral. No vai e vem entre Natal-Redinha-Natal, o deslumbre da  beleza arquitetônica da ponte, criou uma  expectativa de progresso para Praia da Redinha, algo que não ocorreu. Os imóveis continuam desvalorizados e uma ausência do estado/município por completo, principalmente quando se trata da infraestrutura, não se sabe de quem é a responsabilidade, se de Natal ou Extremoz.

A melhor impressão, fica com o trabalho da imprensa que através da programação local, transforma em popstar os secretários de obras, saúde, educação, policiais militares e federais, que diariamente na TV prestam contas de suas ações. 

Na era de TV Digital,  a tv à cabo que atinge 40% da população não oferece por completo a programação local, a exceção é a TV Cabugi afiliada da Rede Globo. A quem interessa um refleto noticiário do Rio de Janeiro e São Paulo, e não saber da realidade local? 

Comemore natalense/potiguar, o aniversário de uma cidade cheia de luz e viva a beleza de suas praias e dunas, de sol e potenciais naturais, sem esquecer da responsabilidade coletiva de transformá-la numa cidade melhor. Em fim Câmara Cascudo, diria a “Noiva do Sol”, de luz, magia e beleza celebra hoje (25DEZ2011), 412 anos vividos intensamente….