Plataforma permite a previsão em tempo real e aviso de chegada ao ponto de destino.

Com o apoio institucional da Prefeitura do Natal e da Secretaria de Mobilidade Urbana, a Cittamobi lançou nesta quarta-feira (22) em Natal, na sede da STTU, sua plataforma de serviços voltada para a mobilidade das pessoas com deficiência visual.

O Cittamobi Acessibilidade permite acessar conteúdos sobre o sistema de transporte público, recebendo informações em tempo real que ajudam na autonomia, independência e deslocamentos de seus usuários.

De acordo com o jornalista Bruno Reis, representante do aplicativo, “a plataforma permite a previsão em tempo real e aviso de chegada ao ponto de destino, ambientação dos usuários ao longo do trajeto, roteirizador e a possibilidade de criar pontos de referências personalizados, entre outras disponibilidades de serviços. Todas as funções são ativadas por comando de voz e possuem suporte de assistente virtual.”

O app foi idealizado por Luiz Eduardo Porto, engenheiro de software cego e parceiro da Cittamobi, que esteve presente no lançamento em Natal. Porto destacou que “a plataforma possibilita programar locais de preferência como o endereço da casa, do trabalho, criar rotas específicas e salvar off-line o caminho de volta em caso de falha do sinal da internet. Tudo em prol da qualidade de vida de seus usuários.”

O lançamento contou ainda com a presença de entidades representativas da cidade como a Sociedade dos Cegos do Rio Grande do Norte (SOCERN) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comude). O representante do Comude, o radialista Ronaldo Tavares parabenizou a parceria institucional da STTU e o Cittamobi Acessibilidade e destacou que “essa é mais uma ferramenta inovadora e de inclusão para pessoas com deficiência visual.”

Para a secretária de Mobilidade Urbana, Daliana Bandeira, “trata-se de um eficiente aplicativo, acessível e fácil de usar. É mais um serviço que chegou para somar com as ações que a gestão do prefeito Álvaro Dias voltadas para promover a melhoria na mobilidade das pessoas com deficiência visual que terão agora mais autonomia e segurança em seus deslocamentos na nossa cidade.”