Crédito Divulgação/ SMS.

Nesta segunda-feira (13), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal iniciou a semana dedicada às ações voltadas ao combate dos estigmas relacionados à saúde mental. O evento, organizado pela Coordenação de Saúde Mental do município, foi sediado na Biblioteca Escolar Professor Américo de Oliveira Costa, ofertando rodas de conversas e apresentações culturais com o intuito de promover a conscientização acerca do cuidado humanizado para as pessoas em sofrimento psíquico.

“Hoje estamos realizando a abertura da Semana da Luta Antimanicomial, onde vamos estar ocupando diversas áreas da cidade, através de intervenções artísticas, culturais, debates, rodas de conversa, dentre outras atividades, idealizadas pelos usuários, familiares e trabalhadores das nossas unidades, com a intenção de destacar os direitos das pessoas em sofrimento/transtorno mental, fortalecimento dos dispositivos componentes da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), bem como, do cuidado em liberdade.”, comenta Thecia Ribeiro, coordenadora de Saúde Mental na Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS-Natal), inaugurado as ações da semana.

Um dos convidados e homenageado do evento, Luis Fernando Pires, antigo coordenador de saúde mental de Natal e que hoje atua como coordenador da Rede de Urgência e Emergência da SMS Natal, falou sobre a importância de cuidar dos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). “É um dever da sociedade respeitar e acolher esses usuários, já que o sofrimento vai muito além do diagnóstico, sendo de fundamental importância o enfrentamento perante a exclusão e estigmas sociais”. Luís ressaltou também que a melhor forma de cuidado é o direito à liberdade.

Para o psiquiatra do CAPS AD NORTE e membro da mesa de abertura do evento, Adriano Araújo, o estigma é opressor e dificulta a procura do usuário. “Quem trabalha com saúde mental, trabalha também com a prevenção do estigma, o enfrentamento ao preconceito da psicofobia no Brasil é uma luta incessante da Sociedade Brasileira de Psiquiatria”, revela.

O movimento da Luta Antimanicomial foi estabelecido em 18 de maio de 1987, com o pretexto de uma reforma no sistema psiquiátrico brasileiro, em que as pessoas com transtornos mentais não fossem tratadas de forma isolada da sociedade, mas que novas formas de tratamento, respeitando sua cidadania, fossem repensadas e implementadas. A luta clama pelo fim dos manicômios no país, concomitantemente à aplicação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

A Semana da Luta Antimanicomial acontece de 13 a 20 de maio em Natal. Durante a semana, a SMS Natal realizará diversos eventos alusivos à data.

 

Programação:

 

15/05 (a partir das 9h) – Oficina de música. Local: Cidade da Criança (Av. Rodrigues Alves, Tirol);

 

16/05 (a partir das 14h30) – Oficina de Zumba. Local: Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte (Av. Omar O’grady, 8080, Candelária).

 

17/05 (a partir das 8h30) – Mesa-redonda: “Cuidado em liberdade: resgate histórico da luta antimanicomial da rede de atenção Psicossocial de Natal”. Local: Bosque dos Namorados (Av. Almirante Alexandrino De Alencar, s/n, Tirol).

20/05 (a partir das 8h) – Encerramento. Local: Teatro Alberto Maranhão.