Natal inicia segunda dose da vacina contra a Covid-19 nos idosos acamados.

Redação/Blog Elias Jornalista.com

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) iniciou nesta segunda-feira (01) a aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19 nos idosos acamados com 75 anos e mais do município. Na primeira etapa 2.631 pacientes receberam a imunização em domicílio, com estratégia iniciada em 10 de fevereiro, e agora recebem o reforço do imunobiológico Coronavac.

A ação ocorre simultaneamente em todas as zonas da cidade com equipes das unidades básicas de saúde, Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) e rota definida em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A estimativa é vacinar essa população que recebeu a primeira dose, nas próximas semanas, já que a bula do medicamento recomenda intervalo de 14 a 28 dias a partir da primeira aplicação.

“A gente lembra que essas doses são exclusivamente para a população acamada de Natal e não para indivíduos com dificuldade de locomoção. Caso alguém tenha se cadastrado anteriormente mas ainda não foi vacinado, pedimos que busque a unidade básica mais próxima para informar e uma equipe de saúde fará a vacinação na residência do acamado. Algumas equipes tiveram dificuldade de localizar alguns endereços por estarem incompletos, alguns telefones que não atendiam as ligações, então é possível que tenha pendência de vacinação desta faixa etária”, indica Rayanne Araújo, Secretária Adjunta de Atenção Integral à Saúde de Natal.