Crédito: Foto: Kívia Pandolphi/Semurb.

O titular da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) de Natal, Thiago Mesquita, representou Natal e o prefeito Álvaro Dias, em dois importantes eventos sobre mudanças climáticas, que ocorreram nos últimos dias na capital, de 11 a 15 de abril. Primeiro no Simpósio Klimapolis “Clima e Meio Ambiente no Contexto Urbano: Um Desafio de Governança Multinível” e também na I Conferência Potiguar do Clima (COP Clima).

O primeiro aconteceu no espaço de convenções do Praiamar Hotel, na última quinta-feira (13). Já o segundo encontro, no auditório da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) nos dias 13 e 14 de abril. Nas oportunidades, o secretário da Semurb abordou temáticas importantes quanto ao desenvolvimento urbanístico e ambiental do Município, com destaque ao Novo Plano Diretor de Natal, Código de Obras e Mudanças Climáticas.

Os dois eventos colocaram a capital potiguar no centro das discussões sobre a temática do clima, ao receber pesquisadores, corpo discente, autoridades municipais de todo Estado e de todo o Nordeste para discussão de temas relevantes ao enfrentamento da crise climática.

Klimapolis

O Simpósio Klimapolis aconteceu em Natal nos dias 11 e 12 de abril com o intuito de reunir pesquisadores das áreas de climatologia, arquitetura e urbanismo, ciências sociais, ambientais, além de representantes de órgãos públicos do Brasil para discussões interdisciplinares acerca dos desafios da governança urbana no contexto das mudanças climáticas. E buscou criar um diálogo entre acadêmicos do Brasil e Alemanha com gestores públicos e sociedade civil para contribuir com o desenvolvimento de cidades inteligentes.

O foco do evento esteve nas cidades brasileiras e em como elas são afetadas pelas mudanças climáticas e por problemas ambientais, buscando soluções mais sustentáveis e resilientes às mudanças do clima, visando proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população através do envolvimento de todos os atores.

Durante o evento, Mesquita debateu com pesquisadores de São Paulo, Rio, Paraná, parceiros Alemães, e o representante do movimento Salve Natal, Saulo Cavalcante, sobre o tema: “Plano diretor da cidade e o futuro de Natal”.

“O Plano Diretor de Natal é destaque nacional por ter um plano municipal para mudanças climáticas. Esse plano deve, no mínimo, atuar no benefício das futuras gerações, prevenir mudanças climáticas, considerando os diferentes contextos socioeconômicos de sua aplicação”, disse Mesquita.

COP Clima Potiguar

Na COP Clima Potiguar que reuniu especialistas das quatro universidades públicas do estado, representantes de cada um dos 167 municípios do RN, além de estudantes e ambientalistas Mesquita participou da cerimônia de abertura na quinta (13) e também proferiu palestra sobre “Cidades Sustentáveis”, na sexta (14).

Thiago Mesquita ressaltou durante a cerimônia da COP Potiguar, os compromissos assumidos pelo Município de Natal durante o encontro regional, como a Aliança para Ação Climática Brasil (ACA Brasil) e o Protocolo de Intenções que expressa o interesse da cidade em desenvolver sua Governança Climática e Inventário de Emissões de Gases Efeito Estufa.

Ao lado de Mesquita, na COP, também esteve como convidado o secretário Executivo do ICLEI Governos Locais pela Sustentabilidade, Rodrigo Perpétuo. Ele que esteve na capital potiguar para participar da vasta programação sobre mudanças climáticas, sobretudo, do 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste realizado pela Prefeitura do Natal, por meio da Semurb, em parceria com o ICLEI e a UFRN.

O ICLEI é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. No Nordeste do Brasil possui uma rede de 21 associados, dentre os quais dois Governos Estaduais (Bahia, Pernambuco), oito capitais, dez cidades e o Complexo de Suape.

“Esse momento é histórico, e o município de Natal avança. Que possamos, de fato, ter uma ciência aplicada, e melhorar a realidade dos nossos municípios. A cidade do Natal tem o litoral exuberante. Podemos dizer que é um município territorialmente pequeno, mas que ratifica, através de suas principais políticas públicas, com o Código de Obras e Plano Diretor do Município, 30% da sua área com Zonas de Proteção Ambiental”, conta.

Ainda em seu momento de fala, o Secretário da Semurb elogiou organizadores e parceiros do evento, e disse ter boas expectativas quanto ao futuro da capital potiguar: “Não trabalhamos sozinhos. Esta academia (UFRN) está entre as dez melhores do país, e espero que possamos estreitar laços com a Universidade e também com a região metropolitana do estado, a fim de combater as mudanças climáticas.”, finalza.