Campanha “Saúde Mental de Janeiro a Janeiro”. Crédito: Foto: SMS.

Cerca de 9,3% da população brasileira sofre com ansiedade, sendo o Brasil considerado o país líder no ranking mundial de transtornos pela doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), por meio da Coordenação de Saúde Mental do município, reforça sobre os cuidados, proteção e gestão com a saúde mental e emocional.

Algumas estratégias podem ser adotadas na rotina e podem auxiliar na promoção da saúde mental e prevenção de doenças psíquicas como: o autocuidado, ficar atento a qualidade da alimentação e do sono; evitar consumo excessivo de álcool, tabaco, e outras drogadições que possam ser fontes de estresse para o cérebro; além de estabelecer limites cotidianos do uso de telas, por exemplo.

Em Natal, o acesso aos cuidados com saúde mental inicia nas Unidades Básicas de Saúde de todo o território, com os profissionais que atuam nos serviços realizando o primeiro acolhimento aos natalenses. A Rede de Atenção Psicossocial da capital também realiza qualificações constantes para os trabalhadores da rede.

O município também possui serviços especializados, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), para pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, dispondo também de leitos em hospitais municipais e em hospitais especializados públicos e particulares contratualizados para internações clínicas psiquiátricas, caso seja constatada a necessidade.

A promoção da saúde física e emocional também é incentivada no Centro de Convivência e Cultura, que, por meio da arte, cultura e dança, reforça o acolhimento e o cuidado em liberdade, convidando a sociedade a desestigmatizar a sua relação com a loucura e a saúde mental.

Confira os serviços especializados em saúde mental oferecidos em Natal:

Distrito Sanitário Sul
APTAD – Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Tabagismo, Alcoolismo e outras drogadições – Av. São Miguel dos Caribes, S/N, Pirangi.

Distrito Sanitário Leste
CAPS André Luiz – Centro de Atenção Psicossocial III Leste (funcionando temporariamente no APTAD – Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Tabagismo, Alcoolismo e outras drogadições – Av. São Miguel dos Caribes, S/N, Pirangi e na Unidade Básica de Saúde de Pirangi, localizada na Av. São Miguel dos Caribes, S/N, em Neópolis).

CAPS Luiz Gonzaga Moreira – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III Leste – Rua Pacífico de Medeiros, n.º 55, Barro Vermelho.

Distrito Sanitário Oeste
CAPS Esperança – Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil – Av. Capitão-Mor Gouveia, S/N – Cidade da Esperança.

CAPS Nise da Silveira – Centro de Atenção Psicossocial II Oeste – Av. Capitão-Mor Gouveia, S/N – Cidade da Esperança.

Centro de Convivência e Cultura (CECCO) – Av. Capitão-Mor Gouveia, S/N. Cidade da Esperança.

Distrito Sanitário Norte I e II
CAPS José Jeová dos Santos – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas II – Av. Rio Doce, S/N – Conjunto Santarém – Potengi.

Outros serviços:
Nos casos mais graves de emergências psiquiátricas a população dispõe de manejo da crise na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima do seu bairro e do Pronto-socorro do Hospital Municipal dos Pescadores, acionando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) por meio do telefone 192 para solicitar a locomoção até a unidade mais próxima.