Marca Maxmeio

Postado às 17h09 CidadePlantão Nenhum comentário
Natal recebe Encontro Nacional de Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino.

Natal recebe Encontro Nacional de Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com

De terça (20) a sexta-feira (23), Natal recebe a 36º edição do Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP). O Encontro, realizado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e organizado pela sua Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGPE), deve reunir mais de 500 dirigentes e técnicos de recursos humanos de instituições de todos os estados do país.

Entre os destaques desta edição do ENDP, estão o lançamento do livro “Por dentro do IFRN”, na terça-feira, e, no último dia do evento, a palestra com o historiador e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Leandro Karnal, em comemoração ao aniversário de 107 anos do IFRN. O encontro vai acontecer no hotel Praiamar Natal, em Ponta Negra.​

O tema que vai nortear os debates nesta edição do evento é “Gestão com pessoas – um diferencial nas organizações”. “O mais importante deste evento é o compartilhamento de experiências. No encontro, nós conseguimos discutir o que cada um está fazendo e, com isso, conseguimos otimizar o fluxo de atividades em cada instituição”, ressaltou Auridan Dantas, diretor de Gestão de Pessoas do IFRN e coordenador-geral do evento.

 Esta é a primeira vez que um Instituto Federal fica responsável pela realização do ENDP, organizado tradicionalmente por universidades federais. A programação completa pode ser conferida no site do evento.

 Por dentro do IFRN

O livro “Por dentro do IFRN”, organizado pela jornalista Marília Estevão, resume a história da origem do Instituto e a expansão no estado ao longo dos últimos anos, além de apresentar informações importantes sobre cada um dos 21 campi, as cidades onde eles estão instalados e as regiões em que atuam.

O lançamento vai ocorrer durante a abertura do ENDP, às 19h do dia 20 de setembro, no Praiamar Hotal. Após o lançamento, uma versão digital será disponibilizada no repositório institucional do IFRN.

 107 anos

O IFRN foi fundado em 1909, durante o governo do então presidente Nilo Peçanha. Na época, foram inauguradas 19 Escolas de Aprendizes Artífices em todo país, entre elas, a que se tornaria o Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

Já a primeira fase de expansão do IFRN aconteceu em 2006, ano em que foram instaladas as unidades de Currais Novos, Ipanguaçu e Natal-Zona Norte. O plano de expansão tinha como objetivo contemplar municípios distantes das regiões metropolitanas do Rio Grande do Norte.

Com a expansão, o instituto passou de 6,7 mil alunos matriculados para mais de 30 mil estudantes. Atualmente, o IFRN é a principal instituição na oferta de educação profissional do estado e se destaca cada vez mais por sua variedade de cursos e excelência no ensino oferecido a seus alunos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *