Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com
De terça (20) a sexta-feira (23), Natal recebe a 36º edição do Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP). O Encontro, realizado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e organizado pela sua Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGPE), deve reunir mais de 500 dirigentes e técnicos de recursos humanos de instituições de todos os estados do país.
Entre os destaques desta edição do ENDP, estão o lançamento do livro “Por dentro do IFRN”, na terça-feira, e, no último dia do evento, a palestra com o historiador e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Leandro Karnal, em comemoração ao aniversário de 107 anos do IFRN. O encontro vai acontecer no hotel Praiamar Natal, em Ponta Negra.
O tema que vai nortear os debates nesta edição do evento é “Gestão com pessoas – um diferencial nas organizações”. “O mais importante deste evento é o compartilhamento de experiências. No encontro, nós conseguimos discutir o que cada um está fazendo e, com isso, conseguimos otimizar o fluxo de atividades em cada instituição”, ressaltou Auridan Dantas, diretor de Gestão de Pessoas do IFRN e coordenador-geral do evento.
Esta é a primeira vez que um Instituto Federal fica responsável pela realização do ENDP, organizado tradicionalmente por universidades federais. A programação completa pode ser conferida no site do evento.
Por dentro do IFRN
O livro “Por dentro do IFRN”, organizado pela jornalista Marília Estevão, resume a história da origem do Instituto e a expansão no estado ao longo dos últimos anos, além de apresentar informações importantes sobre cada um dos 21 campi, as cidades onde eles estão instalados e as regiões em que atuam.
O lançamento vai ocorrer durante a abertura do ENDP, às 19h do dia 20 de setembro, no Praiamar Hotal. Após o lançamento, uma versão digital será disponibilizada no repositório institucional do IFRN.
107 anos
O IFRN foi fundado em 1909, durante o governo do então presidente Nilo Peçanha. Na época, foram inauguradas 19 Escolas de Aprendizes Artífices em todo país, entre elas, a que se tornaria o Instituto Federal do Rio Grande do Norte.
Já a primeira fase de expansão do IFRN aconteceu em 2006, ano em que foram instaladas as unidades de Currais Novos, Ipanguaçu e Natal-Zona Norte. O plano de expansão tinha como objetivo contemplar municípios distantes das regiões metropolitanas do Rio Grande do Norte.
Com a expansão, o instituto passou de 6,7 mil alunos matriculados para mais de 30 mil estudantes. Atualmente, o IFRN é a principal instituição na oferta de educação profissional do estado e se destaca cada vez mais por sua variedade de cursos e excelência no ensino oferecido a seus alunos.
Deixe um comentário