Natal se prepara para o maior São João da cidade.

Avenida da Alegria, que estreou com destaque no Carnaval, agora abre o São João de Natal com show de Bell Marques – Foto: Magnus Nascimento/PMN
A Cidade do Sol se prepara para viver um dos momentos mais aguardados do seu calendário cultural: o São João de Natal. Com início previsto para o próximo sábado 31 e atividades ao longo de todo o mês de junho, a festa deste ano organizada pela Prefeitura promete ser ainda maior, mais inclusiva e com impacto direto em diversas áreas da cidade.
Além dos polos principais — na Arena das Dunas e no pátio do ginásio Nélio Dias —, shows, quadrilhas, feiras, apresentações culturais e musicais, juntamente com uma rica gastronomia regional, vão tomar conta dos bairros, valorizando as raízes do povo potiguar e movimentando a economia local.
A edição de 2025 marca uma expansão significativa do projeto junino da Prefeitura do Natal, com ações que dialogam com cultura, lazer, turismo, economia e inclusão social. A programação contempla artistas consagrados nacionalmente, como Bell Marques, Luan Santana, Simone Mendes, Flávio José, Alok, o grupo Menos é Mais e a banda Calcinha Preta com nomes que vêm renovando o forró e a música nordestina, como João Gomes, Léo Foguete e o projeto À Vontade.
O prefeito Paulinho Freire sublinha que a festa tem como princípio a descentralização e o envolvimento de toda a cidade. “O São João de Natal é pensado para todas as pessoas e todos os bairros. Desde o grande evento de abertura na Avenida da Alegria, na Zona Norte, sábado que vem, passando pelos shows no Nélio Dias até os polos culturais espalhados pela cidade. É uma celebração gratuita, construída com diálogo, que movimenta a economia e valoriza nossa cultura. Convido todos a participarem, celebrarem e viverem esse momento que já está marcado como um dos maiores da história da nossa cidade”, define o prefeito.
As atrações serão distribuídas em diferentes regiões da cidade, promovendo acesso democrático à festa. Um dos polos mais aguardados é o Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte, que receberá grandes shows, como o do cantor baiano Léo Santana e da prata da casa, banda Grafith.
O evento gera ainda oportunidades reais para a população. Centenas de trabalhadores autônomos e empreendedores do mercado informal terão espaço para atuar durante os festejos.
Evento terá impacto na economia local
O cuidado que a Prefeitura está tomando em torno do São João, com a mobilização de suas secretarias na organização, é justificável, tendo em vista, principalmente, o retorno econômico do evento, com seu impacto direto no Turismo e no comércio locais. A rede hoteleira, restaurantes, bares e prestadoras de serviço se preparam para o aumento da demanda. Tudo acaba se revertendo em favor da população.
Além disso, as feiras de economia criativa e a valorização da gastronomia regional se tornam vitrines da identidade potiguar para quem visita à cidade.
A Prefeitura do Natal mobiliza, de forma integrada, diversas secretarias para garantir o sucesso do evento. A Secretaria Municipal de Cultura (Funcarte) coordena a programação e o diálogo com os artistas, principalmente os locais. Já a Secretaria de Turismo (Setur) atua na promoção da cidade como destino junino. STTU, Urbana, Semsur, Semdes, SMS e outras pastas atuam em conjunto, com foco na mobilidade, segurança, limpeza urbana, iluminação e saúde. Esse trabalho articulado assegura uma festa segura, acessível e bem estruturada para toda a população.
Outro destaque da programação é o incentivo às manifestações culturais tradicionais. Grupos de quadrilha junina, arraiás de rua e expressões populares serão protagonistas com apresentações em diversos bairros, por meio do incentivo da Lei Djalma Maranhão. Ações educativas e de valorização do patrimônio imaterial também integram a proposta, promovendo o São João como um espaço de vivência, memória e pertencimento.
A secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo, defende o caráter inclusivo do projeto. “Estamos realizando uma festa que pertence ao povo de Natal. É um São João feito com sensibilidade, com representatividade, com a presença das tradições e da força cultural dos nossos bairros. O projeto foi pensado para resgatar a alegria de viver as festas juninas, levando cultura, alegria e oportunidade. O São João de Natal é nosso. É de todos!”, afirmou.
O São João de Natal 2025, para além de uma grande festa, é um projeto de cidade. É cultura que pulsa nos bairros, é renda que chega às famílias, é orgulho que se espalha pelas ruas. Com organização, investimento e sensibilidade, a Prefeitura potencializa a festa como vetor de desenvolvimento e celebração da identidade nordestina potiguar.
AGORA RN
Deixe um comentário