No Dia Mundial do Turismo, Galinhos (RN) começa caminhada para se tornar um território seguro e sustentável.
Redação/Blog Elias Jornalista
Na solenidade de abertura do projeto, a secretária Ana Maria da Costa lembrou que “Galinhos – Território Seguro e Sustentável” demonstra, na prática, que o potencial da cidade é percebido pelo governo do Rio Grande do Norte, e que é intuito da administração estadual ajudar a transformar a cidade em um modelo de desenvolvimento sustentável no turismo.
“Queremos construir aqui a ideia de desenvolvimento sustentável, onde temos garantias econômicas para a sobrevivência das comunidades, mas também a preservação dos recursos naturais que atraem cada vez mais turistas para este paraíso potiguar. Transformar Galinhos em um destino seguro e sustentável é um plano completamente possível, e tenho certeza que a cidade poderá servir de modelo para o resto do Brasil nessa temática”, afirmou Ana Maria da Costa.
Com este projeto piloto, a secretaria de Turismo quer apoiar a capacitação permanente da comunidade. Ajudando a desenvolver o turismo de base comunitária, pensando junto com os atores locais do turismo novas experiências de roteiros, além de ações de formação em empreendedorismo. O foco do projeto é o fortalecimento das atividades que compõem toda a cadeia do turismo local, como pescadores, artesãos, agricultores familiares, empresários, barqueiros, buggeiros e charreteiros.
A subsecretária de Política e Gestão Turística, Solange Portela, fez a apresentação do projeto para a comunidade que lotou o plenário da Câmara Municipal de Galinhos. Solange falou dos três eixos do projeto e apresentou as principais ações pensadas, sempre ressaltando a importância do apoio e envolvimento da comunidade para o sucesso da iniciativa.
“O projeto só vai funcionar se toda a comunidade e cadeia produtiva do turismo quiserem a sua implantação. O sucesso dele depende da integração entre o poder público municipal e estadual, a comunidade e os empresários. Um dos grandes desafios é a implantação da disciplina de turismo nas escolas, para que Galinhos desenvolva essa consciência turística e ambiental. Além disso, é preciso solucionar gargalos de desenvolvimento, como é o caso do lixo, desde a coleta até a destinação final. Sabemos que isso é no longo prazo, mas são ações do tipo que apoiam a construção da atividade turística de forma segura e sustentável”, analisou Solange.
A secretária da Sethas, Iris Maria, também participou do dia de atividades em Galinhos. Ela deu ênfase para a troca de experiência entre os técnicos da Sethas e a comunidade, visando o fortalecimento da assistência social e do trabalho dos artesãos na localidade.
“A Sethas veio para Galinhos para contribuir, via Programa Estadual de Artesanato, com a qualificação do artesanato local, inserindo os artesãos da cidade em espaços nacionais, feiras, mas principalmente fortalecendo a identidade local desse artesão. Ao mesmo tempo, também atuamos aqui para apoiar o sistema local de assistência social. Consideramos esse projeto extremamente importante por fortalecer o território onde vivem as pessoas, mas também construindo uma casa sustentável para quem visita Galinhos”, concluiu Íris.
O lançamento do projeto trouxe para a comunidade uma grande oferta de serviços. No eixo de saúde pública, um dos pilares do projeto, a Sesap realizou diversas ações do programa “RN+Saudável”. A comunidade recebeu orientações em saúde preventiva, teve acesso a oferta de vacinas para a Covid 19 e H1N1, além de realizar testagem para Covid e para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s). A equipe realizou ainda um intercâmbio de experiências com os agentes locais de saúde da prefeitura de Galinhos.
“A Sesap está trazendo para o município o programa “RN+saudável”, um programa que quer cuidar da população, orientando os trabalhadores e gestores para que possamos superar problemas que têm impacto na saúde pública. Nesse projeto, vamos buscar uma construção focada na mudança de hábitos, rompendo com o perfil epidemiológico, melhorando a qualidade de vida, a saúde mental, fazendo com que as pessoas vivam com mais dignidade e respeito”, afirmou Tereza Freire, coordenadora de Políticas Intersetoriais e Promoção à Saúde da Sesap/RN.
Na praça central, a comunidade também encontrava a tenda da Emprotur; Lá articuladores do turismo local trocavam ideias sobre promoção turística. A Setur/RN também fez ações de divulgação sobre o Cadastur para toda a cadeia local do turismo durante o evento.
“Essa multidisciplinaridade das ações é muito importante para que as pessoas entendam que não é só turismo, não é só saúde, é uma junção de vários eixos que de fato vão fazer o município se tornar um destino seguro e sustentável. Para nós, da prefeitura municipal, é de grande valia receber o corpo técnico do governo do Estado para ajudar o nosso município a se desenvolver.” afirmou Saulo Leão, secretário municipal de Turismo ao avaliar as ações do projeto.
Reuniões
Ser sustentável significa pensar e realizar, coletivamente, ações que integrem meio ambiente, sociedade e desenvolvimento econômico. Foi esse o conceito que guiou uma série de reuniões realizadas durante o lançamento local do projeto Galinhos – Território Seguro e Sustentável.
Dentro da Câmara Municipal, após a abertura, aconteceu uma roda de conversa sobre Turismo, Trabalho e Sustentabilidade. O espaço foi mediado por Rosângela Moreno, coordenadora de Articulação e Ordenamento da secretaria estadual de Turismo, e contou com uma boa participação do público.
Na oportunidade, a equipe técnica da Sethas falou sobre base conceitual do artesanato brasileiro e sobre noções de economia criativa, já o corpo técnico do Idema explicou conceitos de sustentabilidade para a comunidade, e o representante do SENAC/RN, Marcelo Milito, falou sobre a importância do turismo de base comunitária para o desenvolvimento local de Galinhos.
“Ficamos muito felizes com as pessoas abrindo seu coração, falando da realidade da comunidade, se emocionando. Demonstrando seu interesse de construir um futuro sustentável para Galinhos”, disse Rosângela ao avaliar a participação da comunidade na roda de conversa.
Ao mesmo tempo, acontecia uma reunião entre os técnicos das secretarias estaduais presentes e membros da gestão municipal para a apresentação de ideias e sugestão de demandas para o município.
Durante a reunião, a Sedraf sugeriu a realização de uma feira de produtos agrícolas em Galinhos. Já a SAPE quer desenvolver o projeto Velas ao Vento com a colônia de pescadores. O Idema focou na questão da retirada de lixo da península onde localiza-se a cidade, um dos principais problemas da comunidade.
Os técnicos fizeram visita à futura área da estação de transbordo do lixo, e irão estudar revisão de processos de licenciamentos eólicos da região. Isso pode apoiar a comunidade a garantir, pelas eólicas, contrapartidas como a estação de transbordo do lixo, ajudando a zerar o problema dos lixões na cidade.
Quanto ao turismo, a Setur/RN solicitou um prédio para que os artesãos locais possam expor seus trabalhos. Além disso, solicitou a expedição de um decreto que leve a disciplina de turismo e educação ambiental para as escolas municipais. Na reunião, a Prefeitura de Galinhos também apresentou demandas aos órgãos estaduais, dentre elas a solicitação de uma nova viatura policial para a cidade.
Ainda na parte da tarde, o corpo técnico da Setur/RN apresentou, para os secretários municipais de Educação e de Meio Ambiente, a ideia de incluir, no currículo escolar, disciplinas voltadas para o turismo e para educação ambiental.
Fechando a agenda de reuniões, a secretária Ana Maria da Costa e o secretário municipal de Turismo, Saulo Leão, se encontraram com o trade turístico de Galinhos para escutar demandas do setor. Um dos principais focos de reclamação foi a destinação do lixo da comunidade, muitas ideias foram sugeridas pelos participantes, e elas serão acompanhadas pelas equipes nas próximas etapas do projeto.
Aula show .
O sol caía em Galinhos, formando um cenário natural bonito para a realização, em espaço aberto, de uma aula show de gastronomia. Voltada para os membros da cadeia local de restaurantes e pousadas, a ação foi oferecida pelo Senac e pelo Hotel Escola Barreira Roxa. O chef Thiago Gomes ensinou a fazer um “Fideuá – do Mangue ao Mar”, versão adaptada da Paella espanhola. As equipes de restaurantes locais puderam colocar a mão na massa e acompanhar todas as etapas de preparação do prato. A aula também teve troca de informações entre o chef e os membros da comunidade. Um verdadeiro show de conhecimento, cores e sabores.
“Como moradora de Galinhos, avalio esse projeto como um marco para a cidade. Todas as ações foram muito legais. Ver a junção de vários setores é algo que vai fazer diferença. Esse é um momento de crescimento para Galinhos”, avaliou Lany Souza, chefe de cozinha que participou da aula show e de várias atividades durante a abertura do projeto.
Terminando o dia de muitas atividades do projeto “Galinhos – Território Seguro e Sustentável”, Ana Maria da Costa e Saulo Leão realizaram a abertura do curso de Turismo de Base Comunitária, ofertado de maneira gratuita pela Setur/RN para a comunidade. O curso tem duração de 80h, e é ministrado pelo Senac/RN, contratado pela secretaria para realizar formações sobre turismo em Galinhos e outras 24 cidades potiguares.
Deixe um comentário