Crédito: SEMTAS

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), inaugura a nova Central de Cadastro Único, nesta segunda-feira (5), às 15h, na Avenida Coronel Estevam, 1424, no bairro do Alecrim – antigo prédio do Banco Itaú. A iniciativa marca um importante avanço no atendimento à população em situação de vulnerabilidade social, com a expectativa de realizar até 400 atendimentos por dia.

Com uma estrutura moderna, acessível e equipada para oferecer mais conforto à população, a Central concentrará todos os serviços relacionados ao Cadastro Único, como novos cadastros, atualizações e orientações sobre os programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família.

Unificação para melhorar o atendimento

Com a inauguração da Central, duas unidades anteriormente responsáveis pelo atendimento do CadÚnico, localizadas no Via Direta e na Ribeira, foram desativadas. As equipes dessas unidades foram integradas à nova Central, fortalecendo a capacidade de atendimento e otimizando os serviços prestados.

“O objetivo é centralizar os serviços em um único local, com melhor estrutura e maior equipe, garantindo mais agilidade, organização e qualidade no atendimento à população”, destaca a secretária do Trabalho e Assistência Social, Nina Souza.

Cadastro Único: ferramenta de inclusão social

O Cadastro Único (CadÚnico) é um instrumento fundamental para a implementação de políticas públicas voltadas às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Podem se inscrever famílias com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa ou até três salários-mínimos no total. Com base nessas informações, os governos federal, estadual e municipal promovem programas que visam garantir direitos e melhorar as condições de vida dessa parcela da população