Redação/Portal de Notícias e fotojornalismo/eliasjornalista.com
O prefeito de Natal, Álvaro Dias, entregou, na manhã deste domingo (02/02), a nova estátua de Iemanjá, localizada na Praia do Meio, zona Leste da cidade. Centenas de pessoas, incluindo autoridades civis e políticas, participaram da solenidade. A nova estátua, feita pelo escultor Emanuel Câmara, possui três metros e meio de altura e pesa quatro toneladas, sendo a maior confeccionada na história do Rio Grande do Norte. Foram necessários 90 dias de trabalho até a conclusão da obra.
Álvaro Dias descerrou a placa, acompanhado de Dácio Galvão, secretário de Cultura do munícipio, Pai Magno de Xangô, da Comissão Permanente dos Povos de Terreiros do RN (COPPT), Danielle Veras, promotora de Justiça da Cidadania, e por dezenas de devotos.
“Estamos aqui participando da solenidade de entrega da nova estátua de Iemanjá, que foi a reivindicação de várias entidades da sociedade civil organizada. A nova estatua, que foi construída por Emanuel Câmara, ficou linda e até ganhou câmeras de segurança para protegê-la da ação de vândalos”, disse o prefeito.
Muitos seguidores que acompanharam a festa depositaram oferendas para a divindade. Durante todo o dia, várias apresentações musicais e atividades foram realizadas para celebrar o dia de Iemanjá, popularmente conhecida no Brasil como “Rainha do Mar”.
Pai Magno de Xangô, da Comissão Permanente dos Povos de Terreiros do RN, agradeceu o apoio da prefeitura na realização da obra. “Em nome dos seguidores de Iemanjá, quero agradecer o prefeito por ter aberto as portas para que isso acontecesse. Para nós, povos do terreiro, é uma satisfação grandiosa. Foi um trabalho magnifico”.
“Além da simbologia religiosa, a estatua de Iemanjá, tem fundamentalmente um apelo ao turismo religioso na cidade e esse segmento cada vez mais terá destaque como está tendo hoje. A gestão atual, de forma democrática, tem trabalhado as minorias e fomentando suas ações”, afirmou Dácio Galvão.
Toda a ação foi coordenada pela Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Cultura.
Deixe um comentário