Agricultores e agricultoras familiares dos assentamentos Canto Comprido e Vassouras, no município de Carnaúbais, foram cadastrados pela equipe técnica do Projeto Vale Sustentável para receber mudas frutíferas para o plantio nos quintais produtivos. As famílias são atendidas pelo projeto que tem como objetivo promover a sustentabilidade socioambiental das áreas atendidas. Até o ano de 2027 o projeto estará atuando na preservação dos ecossistemas, na mitigação das mudanças climáticas, no fortalecimento da agricultura familiar e da pesca artesanal, na convivência com o semiárido e na promoção da educação ambiental.
Desse modo, as ações socioambientais implantadas nessas comunidades contarão com o acompanhamento da equipe que prestará assistência técnica ao público beneficiário do projeto.
Das 155 famílias residentes nos dois assentamentos, 95 fizeram o cadastro e optaram pelas mudas de acerola, graviola, goiaba, pinha, seriguela, cajá, cajú, cajarana, tamarindo, e pelas variedades de manga espada, cuité, rosa e maranhão. O Projeto é realizado pela Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomos (ANEA/RN), em parceria com a Petrobras.
Desde 2013, o Vale Sustentável vem atuando na região do Vale do Açú com ações direcionadas a distribuição de mudas frutíferas, implantação das hortas agroecológicas, recuperação de áreas degradadas, reflorestamento de mata ciliar, proteção da fauna, fortalecimento da meliponicultura, limpeza de praias e rios, arborização de escolas públicas, arborização de áreas urbanas e rurais e a promoção de ações de educação ambiental.
Para o Coordenador do Projeto no Rio Grande do Norte, Elisângelo Fernandes, o Vale Sustentável contribui em diversas frentes no estado. “Bem, são inúmeras as atividades desenvolvidas, impactando diretamente na preservação da fauna e flora, na conscientização a respeito da conservação do meio ambiente e na melhoria na qualidade de vida da população rural, bem como na geração de renda para as famílias atendidas. Outro ponto a ser destacado é a soberania alimentar das famílias que passam a dispor de uma grande variedade de frutas, verduras e hortaliças que contribuem para diversificar a alimentação das famílias e o excedente da produção pode ser comercializado em feiras e supermercados da região, contribuindo assim para a geração de renda das famílias envolvidas no projeto”, afirmou.
O projeto Vale Sustentável é uma realização da @anearnoficial em parceria com @petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Deixe um comentário