Ato marca o início da formação prática dos 78 novos policiais militares aprovados no concurso público da área de saúde
“Seguimos avançando em um quesito muito importante, que é a reposição no nosso efetivo da segurança pública”, afirmou a governadora Fátima Bezerra na tarde desta terça-feira (17), durante a aula inaugural do Estágio de Adaptação de Oficiais da Saúde – EAOS/2023. O evento aconteceu no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE), e marca o início da formação prática dos 78 novos policiais militares aprovados em concurso público na área da saúde.
Hoje ingressam 78 novos profissionais na área da saúde da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, aprovados no concurso público que teve seu resultado final homologado no dia 01 de dezembro de 2022. São médicos, dentistas, farmacêuticos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, veterinários, nutricionistas e biomédicos. Há 21 anos não era realizado concurso público para oficial da área da saúde da Polícia Militar do RN.
“Estamos fortalecendo o serviço de saúde prestado aos nossos policiais, mas ganha também a população como um todo, porque vamos fortalecer o Hospital da Polícia Militar em todo Rio Grande do Norte, uma vez que essas unidades são também de porta aberta para todos os cidadãos”, afirma Fátima Bezerra, lembrando que 30% do atendimento é destinado aos policiais ativos e veteranos, dependentes e pensionistas, e a outra porta é de atendimento para a população geral.
O Comandante-Geral da PMRN, coronel Alarico Azevedo, agradece a presença da governadora: “esse curso não seria possível se não tivesse seu empenho em ter autorizado a secretaria de Planejamento para aprovar o orçamento para iniciar esse curso e completar nosso efetivo, que é necessário há mais de 20 anos”.
Após o difícil processo seletivo com várias etapas, os oficiais da área de saúde da PM, hoje tenentes estagiários, terão aulas presenciais e à distância durante o estágio de adaptação, em um processo de 6 meses.
“Isso é gestão, planejamento, determinação forte. Representa a preocupação do Estado com o maior capital de uma empresa ou instituição: o capital humano. Governadora Fátima, nossos agradecimentos”, declara o Coronel Demócrito de Almeida, diretor de saúde da Polícia Militar do RN.
Além dos já citados anteriormente, os alunos foram recebidos na Sede do COJE pelo secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Araújo, pelo secretário de Estado e secretária Adjunta da Administração Penitenciária, Helton Xavier e Arméli Brennand, pelo Procurador-Geral do Estado, Antenor Roberto, pelo comandante em exercício do Corpo de Bombeiros, Coronel Acioli, pela Delegada-Geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, pela secretária adjunta da Saúde, Lyane Ramalho, e pelo deputado estadual Coronel Azevedo, representando a Assembleia Legislativa, dentre outras autoridades convidadas.
Ações do Governo do Estado de valorização do efetivo da Polícia Militar
Desde 2019, início da gestão da professora Fátima Bezerra, já foram realizados 3 concursos na Polícia Militar.
O primeiro, após 15 anos sem haver concurso para a corporação, formou 1.014 policiais em novembro de 2020; o segundo, formou novos 290 policiais militares, sendo 197 mulheres, em dezembro de 2021. O terceiro é justamente o de Oficial para Área da Saúde, com 78 vagas, os alunos estão iniciando o estágio. Ainda, um novo edital está prestes a ser lançado.
No total, o acréscimo foi de 1.304 novos policiais militares na ativa no Governo Fátima. Outro aspecto importante de valorização da categoria diz respeito às promoções, que são ascensões de patentes dentro da corporação. Ao todo, 9.557 policias militares entre oficiais e praças foram promovidos durante a gestão de Fátima Bezerra.
Deixe um comentário