Redação/Blog Elias Jornalista
Parceria da Prefeitura do Natal e Câmara Municipal tem o objetivo de reforçar o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher
A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), e a TV Câmara Natal gravaram na tarde dessa quinta-feira (05), a primeira edição do programa do ciclo de debates “Agosto Lilás Segurança”, que vai ao ar na TV Câmara às 17h30 do próximo sábado (07) com reprise no domingo (08), no mesmo horário.
O programa mediado pela secretária da Semdes, Sheila Freitas, tem o objetivo de informar às mulheres sobre os seus direitos e reforçar o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Na primeira edição do “Agosto Lilás Segurança” foi debatida a temática: O Papel do Legislativo.
Na oportunidade, a secretária Sheila Freitas recebeu a deputada estadual do RN, Cristiane Dantas, e a vereadora de Natal, Nina de Souza. “Nossa intenção foi falar um pouco sobre as leis que defendem às mulheres, informar da importância do Poder Legislativo na construção de leis de prevenção, proteção e amparo de mulheres vítimas de violência, como também punição aos violadores. O legislativo exerce um papel fundamental na elaboração de políticas públicas”, explicou a secretária.
O debate fluiu no formato de uma roda de conversa onde as parlamentares puderam falar de leis como a do Agosto Lilás (mês de prevenção à violência contra a mulher), de autoria da deputada Cristiane Dantas, lei Maria da Penha, que completa 15 anos neste mês, além de apresentar ao público um leque de informações primordiais com foco nos locais de denúncias, meios de proteção, como buscar ajuda, quem pode proteger, entre outros.
Também foi mostrado um pouco da rede de proteção pública que acolhe mulheres em situação de violência ou grave ameaça e reforçada a importância da educação e qualificação profissional para a mulher como ferramenta de independência financeira e empoderamento social feminino.
O ciclo de debates “Agosto Lilás Segurança” contará ainda com mais três edições, sendo um por semana se estendendo durante todo o mês de agosto. Os próximos temas serão: “O fortalecimento jurisdicional do Agosto Lilás” (dia 12); o “Pioneirismo e proteção da mulher” (dia 19); e “O papel da Patrulha Maria da Penha na proteção da mulher” (dia 26).
Deixe um comentário