Marca Maxmeio

Postado às 21h06 CidadeDestaque Nenhum comentário

Seminário–Do lixo a Cidadania: Os caminhos da Reciclagem–será nesta quarta (26), na UFRN.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com

Unir ações que viabilizem a reciclagem de resíduos sólidos urbanos, reduzindo assim o volume de materiais que seriam destinados aos aterros e, em paralelo, criar condições para a melhoria das condições de trabalho e qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis. Em síntese, esta é a proposta do programa “Dê a mão para o futuro”, criado pela ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

O programa nacional chega à cidade de Natal, com duas importantes ações neste mês de junho. No dia 26, a partir das 8h, será realizado o seminário “Do lixo a Cidadania: os caminhos da Reciclagem”, no Auditório das Aves, no centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. O evento é voltado a estudantes, interessados na questão dos resíduos sólidos, formadores de opinião, gestores municipais, entre outras pessoas com interesse pelo tema. A programação do Seminário segue abaixo.

Já no dia 29 ocorrerá, no bairro de Ponta Negra, um grande mutirão de conscientização junto aos moradores. A partir das 8h, cerca de 60 pessoas entre a coordenação do programa, catadores cooperados da Coopcicla (Cooperativa de Reciclagem da Cidade de Natal), estudantes da UFRN, alunos das escolas locais e voluntariados percorrerão cerca de 7 mil residências para reforçar, junto à população, a importância da coleta seletiva, os tipos de materiais que podem ser encaminhados para a reciclagem e os benefícios sociais e ambientais da atitude.

Dentre os catadores que participarão deste evento de sensibilização, estará dona Maria das Graças Andrade do Vale, antiga catadora do Lixão de Cidade Nova e uma das fundadoras da CoopCicla. A ação contará ainda com um carro de som com jingle sobre a coleta seletiva, que percorrerá as ruas da região para chamar a atenção do público.

Números e Metas – A ideia é que o programa aumente, no mínimo, em 20% a adesão dos moradores em relação à coleta seletiva. Em Ponta Negra, por exemplo, onde são recolhidas, em média, 13 toneladas por mês, a objetivo é que esse número seja ampliado para 16 toneladas.

 

Todo o material reciclável do bairro da Ponta Negra e de outros 18 bairros da cidade é realizado pela Cooperativa de Materiais Recicláveis da Cidade de Natal (Coopcicla), que é contratada pela Prefeitura Municipal para realização do trabalho. A Coopcicla é formada pelos catadores do antigo lixão de Cidade Nova e emprega 35 catadores. No total a Coopcicla recolhe 100 toneladas/mês de lixo reaproveitável. Com o programa “Dê a Mão Para o Futuro”, a meta é aumentar para 120 toneladas.

 

Em relação à mão de obra, com a implementação do programa “Dê a mão para o Futuro” em Natal, estima-se aumentar o número de catadores de 35 para 50, com o reforço da coleta seletiva em todos os bairros atendidos. Além disso, por meio do aumento do lixo reciclável doado para a Coopcicla, a expectativa é que a renda mensal salte dos atuais R$ 750,00, para R$ 1.200,00.

 

Por fim vale destacar ainda que, dentre as ações de melhoria das condições de trabalhos dos catadores, o programa “Dê a Mão para o Futuro” doou um caminhão de coleta, e equipamentos para melhoria do processo de triagem dos materiais como uma esteira de separação.

 

DÊ A MÃO PARA O FUTURO

 

O Programa Dê a Mão para o Futuro – Reciclagem, Trabalho e Renda foi desenvolvido pela ABIHPEC em 2006 como uma alternativa viável para suas associadas no gerenciamento de resíduos sólidos pós-consumo. O programa nasceu com o propósito de criar oportunidades de trabalho, desenvolver e gerar mais renda aqueles que vivem da reciclagem de resíduos, além de contribuir com o meio ambiente, reduzindo os resíduos que seriam encaminhados para o aterro.

 

Atualmente, as ações são realizadas em 14 Estados, numa iniciativa coordenada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza (ABIPLA) e a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI).

Mais informações: www.maoparaofuturo.org.br 

 

SERVIÇO

LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE RECICLAGEM “DÊ A MÃO PARA O FUTURO” EM NATAL

 

Dia 26 de junho – quarta feira

SEMINÁRIO – DO LIXO A CIDADANIA: OS CAMINHOS DA RECICLAGEM

Local: Anfiteatro das Aves – Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Horário: – 8h às 12h

Público-alvo: estudantes, interessados na questão dos resíduos sólidos, formadores de opinião, gestores municipais.

 

Programação

  • 8h Credenciamento;
  • 8h30 “Abertura – os caminhos da reciclagem”, com prof. Dr. Adriana Carvalho – Departamento de Ecologia – UFRN;
  • 9h “Panorama da coleta seletiva na região Nordeste”, com Luciana Lopes – consultora  da Visões da Terra;
  • 9h30 “Experiência da coleta seletiva de Natal”, com representante da Prefeitura Municipal;
  • 10h “Do lixo à cidadania – A história da formação da COOPCICLA Natal”, com Jayonara, representante da COOPCICLA;
  • 11h às 11h30 “Logística reversa das embalagens”, apresentação do Programa “Dê a Mão para o Futuro”, com representante do DAMF/ ABIHPEC;
  • 11h30 Lançamento das atividades do “Programa Dê a mão para o Futuro” em Natal, com João Paulo Costa, representante da empresa júnior ECOSIN.

Dia 29 de junho, sábado

1ª AÇÃO DE PRÁTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTO PARA AUMENTO DA COLETA SELETIVA

Horário: a partir das 8h

Local: Bairro Ponta Negra.

Ponto de encontro: Praça Henrique Carloni (Praça do Disco ) conjunto Ponta Negra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *