O tratamento da dor deve seguir uma abordagem biopsicossocial, defende simpósio inédito neste fim de semana.
O I Simpósio Multidisciplinar A Dor em Evidência foi aberto nesta sexta-feira (7) na Associação Médica do Rio Grande do Norte. O evento marca o início das comemorações do aniversário de 20 anos do Centro Vitta, clínica multidisciplinar especializada no tratamento da dor dirigida pelos fisioterapeutas Kelly Gama e Jorge Ivan, em Natal.
O encontro conta com grandes nomes da área, como os fisioterapeutas Ney Meziat e Márcio Quirino. Entre os assuntos discutidos durante o simpósio estão doenças que provocam dores, impactos externos para inflamação do corpo, como alimentação e atividades físicas, além de métodos para o tratamento das dores.
“A dor engloba vários fatores e hoje nós usamos um modelo biopsicossocial. Temos que colocar o paciente no centro do tratamento, levando em conta o contexto que ele vive naquele momento, em todos os aspectos”, explicou Kelly Gama, coordenadora científica do evento, que destaca a importância da multidisciplinaridade para tratar a dor.
Durante a abertura, os integrantes da mesa abordaram a importância do simpósio para o saber científico. Jorge Ivan se emocionou com a realização do evento e o aniversário da clínica, que já atendeu mais de 10 mil pacientes. Além dele, a mesa foi composta ainda por Kelly Gama; Francisca Rêgo, representante do CREFITO; Jonilson Júnior, presidente do SINFITO-RN; Levi Jales, presidente do SONRED; e Larissa Souza, diretora de Relações Públicas da Sociedade se Reumatologia do RN.
Pela manhã, o tema central foi a fibromialgia, com discussões de assuntos que englobam as características da doença, os tipos de tratamentos e fatores externos que causam inflamações, como alimentação, fatores emocionais, físicos e insônia. Já durante a tarde, a programação contou com palestras sobre a dor lombar, dores em atletas, atividades físicas, além da gravação de um podcast sobre empreendedorismo e saúde.
Abordagem multidisciplinar
Para a estudante de fisioterapia Alexia Azevedo, o evento proporciona acesso a experiências de profissionais qualificados que já atuam na área e como a abordagem multidisciplinar é importante para o tratamento de pacientes. Já o estudante Felipe Viana destaca o acesso a assuntos atualizados. “Temos as perspectivas de vários profissionais sobre o tema, com novas atualizações baseadas em evidências. Isso é bom tanto para os profissionais, como para os estudantes, para que possamos levar para nossa prática clínica”, acrescentou o estudante Felipe Viana.
O simpósio continua neste sábado (8), com palestras sobre resistência terapêutica, Text Neck, escoliose, estudo de caso sobre dor no ombro, além de uma mesa de debate sobre reabilitação centrada no paciente.
Deixe um comentário