Obras de melhorias em calçadas de Natal avançam.
Durante a semana, a Prefeitura do Natal, por intermédio das Secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), segue com o trabalho de reestruturação completa das calçadas de diversas avenidas importantes da cidade, localizadas entre os bairros de Lagoa Nova e Tirol, nas zonas Sul e Leste. Nesta fase, estão recebendo serviços de reestruturação e melhorias de acessibilidade as calçadas das avenidas Amintas Barros (já finalizadas), Jaguarari (82% executado) e São José (71% executado), com previsão de conclusão até julho de 2024, beneficiando as regiões com 70 km de calçadas totalmente requalificadas.
Com as obras, a administração municipal tem o objetivo de proporcionar maior segurança e mobilidade aos pedestres, cadeirantes e deficientes visuais, que terão novas ferramentas para caminharem com mais segurança e conforto nos equipamentos.“O projeto prevê investimentos na ordem de R$ 30 milhões. Teremos uma verdadeira transformação em nossas calçadas. Com mais conforto, boa mobilidade e seguindo as normas de acessibilidade para todos”, ressaltou o prefeito Álvaro Dias.
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Carlson Gomes, dentre as vias de Lagoa Nova e Tirol contempladas, estão as avenidas Prudente de Morais, Afonso Pena, Amintas Barros, Nascimento de Castro, Nevaldo Rocha, Tororós, Xavier da Silveira, Salgado Filho e São José. “Todas elas irão receber essas melhorias. Com isso, deixamos os locais aptos para receber a todos com máxima segurança e prontas para os novos dias”, explicou Carlson Gomes.
Plano Diretor
Os serviços seguem com equipes da fiscalização urbanística da Semurb, que estão notificando os proprietários de imóveis dos trechos trabalhados, detalhando a execução dos serviços, solicitando as adequações em casos leves e autuando em casos de infrações.
Além de estarem inseridas na legislação que prevê acessibilidade, as obras nas calçadas fazem parte do novo Plano Diretor, proposto pela Prefeitura de Natal. O regramento prevê projetos de rotas acessíveis, com intervenções nos passeios públicos para garantir acessibilidade às pessoas. Dentre elas, estão medidas como calçadas com rampa e sem desnível.
Deixe um comentário