Em continuidade à bem-sucedida Operação Raízes do Cedro, o governo brasileiro iniciou, na última quinta-feira (10), o quarto voo de repatriação do Líbano. A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou da Base Aérea de São Paulo rumo a Beirute, levando esperança e acolhimento a mais compatriotas desejosos de escapar da guerra que atinge o país árabe e retornar ao Brasil.
Até o momento, 674 brasileiros e familiares e 11 pets foram resgatados da zona de tensão, em três voos. Essa semana, Lula foi pessoalmente receber os primeiros repatriados, que não conseguiam esconder a emoção de estarem de volta. “Espero que vocês encontrem no Brasil a felicidade que tiraram de vocês com esse bombardeio. E que a gente possa reconstruir a nossa vida em paz aqui no Brasil”, afirmou o presidente, na ocasião.
Desde o início da operação, a prioridade tem sido garantir o retorno seguro de mulheres, crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade, demonstrando o compromisso humanitário do governo. Segundo o Itamaraty, cerca de 20 mil brasileiros vivem no Líbano, e estima-se que 3 mil deles retornarão ao Brasil.
Deixe um comentário