O objetivo será facilitar a vida do cidadão, com a possibilidade de interagir de forma digital em processos de trânsito, e conferir mais eficiência ao serviço público do município.
O prefeito Rosano Taveira assinou nesta quarta-feira (2) um importante contrato de prestação de serviços que vai elevar a cidade de Parnamirim a uma posição de pioneirismo no estado no que diz respeito à gestão do trânsito. A cidade será a primeira a gerenciar o tráfego de veículos de forma 100% digital.
Entenda:
O representante da NorteWare Serviços de Software, Antônio Leite, explica que a solução tecnológica adquirida pela Prefeitura de Parnamirim vai proporcionar a migração da era do papel para o meio digital no âmbito do trânsito – assim como aconteceu com o advento do 1DOC para os processos em geral.
A empresa possui knowhow reconhecido na área, com cases de sucesso na região nordeste em cidades de médio e grande porte como Guarabira, Olinda e Campina Grande.
Na prática, o novo sistema será um caminho para a migração da atividade de gerenciamento do trânsito do mundo analógico (sujeito a ruídos e risco de perda de dados) para o plano digital, inclusive com a possibilidade de rastreio e acompanhamento dos processos e solicitações.
O secretário de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem), Marcondes Pinheiro, participou do momento da assinatura do contrato que disse considerar histórico para Parnamirim. “Com essa nova solução, vamos proporcionar mais eficiência, agilidade e segurança para o condutor que poderá interagir no processo de forma digital, no conforto de sua casa”.
Para a população, será possível fazer requerimentos, reclamações, recursos e acompanhar as solicitações por meio do smartphone, sem a necessidade de se deslocar à Sesdem.
“Através de nossa plataforma de registro e monitoramento, pretendemos fazer de Parnamirim a vitrine do trânsito no RN, o primeiro case de sucesso do estado”. O representante da NorteWare ainda finalizou dizendo que os agentes inicialmente continuam utilizando o talonário para autuações, porém depois de iniciado o uso do sistema, todo o processo já terá a possibilidade de ser operacionalizado pelo meio digital.
De acordo com o titular da Sesdem, a parte burocrática está toda resolvida. O próximo passo será a integração de dados com o Detran-RN e, depois disso, iniciar o treinamento dos agentes de trânsito para utilizar o sistema de forma plena.
Participaram do momento o secretário-chefe do Gabinete Civil, Homero Grec, e mais três agentes de trânsito da cidade. A assinatura do contrato traz à tona uma clara visão de modernização da gestão pública, com dados que podem ser utilizados pelo município para fomentar tomadas de decisão em questões determinantes, como a sinalização de trânsito, por exemplo.
Deixe um comentário