Marca Maxmeio

Postado às 09h03 CidadeDestaque Nenhum comentário

Foto Alan Silva / SME

Os estudantes da Escola Municipal Professora Maria Alexandrina Sampaio, situada no bairro Pajuçara, acompanharam uma apresentação do “Grupo Pessoal do Tarará”, na manhã desta quarta-feira (12). A peça teatral trouxe um alerta para crianças e adolescentes sobre os perigos do consumo precoce de bebidas alcoólicas, promovendo reflexões que podem impactar na vida deles. O projeto é parte do programa “Na Real”, implementado em 2019 pelo Instituto Diageo em parceria com o Instituto Aliança e a Secretaria da Educação do Ceará, e chegou a Natal com uma proposta inovadora de conscientização.

A peça teatral adaptada, baseada em um roteiro da Collingwood Learning, no Reino Unido, narra a história de três adolescentes e os desafios que enfrentam. Com diálogos voltados para o público jovem, a encenação foi seguida por um debate mediado por educadores, proporcionando um espaço seguro para discussões sobre o consumo de álcool e suas consequências no desenvolvimento físico e emocional dos jovens.

A assessora pedagógica do Núcleo de Atenção Psicossocial (NAPS), Sandra França, da SME-Natal, destacou a importância da iniciativa. “O álcool é a porta de entrada para o uso de substâncias psicoativas e ilícitas”, afirmou Sandra, que ja participou de evento do programa “Na Real” , realizado na Embaixada Britânica em Brasília.

A diretora pedagógica da Escola M. Professora Maria Alexandrina, Andréia Rocha, compartilhou que a ideia de trazer o programa para a escola surgiu a partir da preocupação das mães com o aumento do consumo de álcool entre os jovens. “As mães estavam preocupadas com os filhos”, falou a diretora.

Dionísio de Apodi, ator do Grupo Pessoal Tarará, ressaltou os desafios enfrentados durante as apresentações. “Já estamos na terceira escola e é um trabalho desafiador deixar essa plateia de crianças e adolescentes atentos. O mais importante é que consigam assimilar nossa mensagem”.

A estudante Nauanny Bianca, de 14 anos, comentou: “A peça foi bastante esclarecedora. Depois de assistir, tenho certeza que não quero ingerir bebidas alcoólicas”. Por sua vez, Ana Sophia, de 13 anos, destacou a relevância da discussão. “O evento foi muito importante para alertar alguns jovens da nossa escola que já consomem álcool”.

O programa “Na Real” proporciona informações valiosas sobre os riscos associados ao álcool, como também empodera os jovens a fazerem escolhas mais conscientes sobre a vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *