Marca Maxmeio

Postado às 09h07 CulturaPlantão [ 1 ] comentário

Pesquisador Gutenberg Costa lança Memória Afetiva da Boemia e Gastronomia Natalense.

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

Uma obra inédita para o acervo dos leitores curiosos, que almejam conhecer ou resgatar uma parte da história boêmia da capital potiguar. O livro Breviário Etílico, Gastronômico e Sentimental da Cidade do Natal: memória afetiva da boemia e gastronomia natalense (1975-2019), de autoria do pesquisador Gutenberg Costa, contém registros e histórias preciosas dos redutos frequentados pelos boêmios durante mais de quatro décadas.

Nesse tempo, o autor catalogou as minúcias dos lugares que visitou nas suas inseparáveis cadernetas – hábito que ainda mantém. Observador, compilou datas; curiosidades, detalhes sobre a ambientação física, a culinária; testemunhos de eventos importantes; engraçados, de tal modo que o leitor poderá sentir-se como numa viagem ao passado. Isso graças à narrativa leve, repleta de detalhes e pitadas de bom humor- traços da literatura de Gutenberg: “Este despretensioso trabalho, mais de memória que de pesquisas, não se trata de um roteiro oficialesco. São as minhas próprias recordações gastronômicas, etílicas e sentimentais”, informa o escritor.

O leitor encontrará narrativas sobre anônimos e personalidades ilustres, como Newton Navarro, Luís Rabelo, entre tantos outros que compartilharam uma mesa ou o balcão de bar com Gutenberg: “Quase sempre eu era um convidado destes – para mim foi uma honra. Ao final do trabalho, me assombrei com a quantidade de lugares e pessoas, puxados pela memória”, relata.

O livro é ilustrado com fotos de antigos e saudosos bares. Além disso, centenas de boêmios foram citados e lá estão relacionados os bares dos anos 70 até a atualidade. Ao todo, são mais de 470 estabelecimentos citados; do Alecrim aos bairros da Zona Norte.

A OBRA:
O livro tem o prefácio assinado pelo jornalista Vicente Serejo; orelha pelo memorialista Nilo Emerenciano e contracapa do historiador Claudionor Barbalho; a capa e diagramação é de Marcelo Sena e o material é editado pela Editora 8. O lançamento acontece dia 8 de agosto, às 18h, no Bar Temis Clube Balcão, no Clube América, no Tirol. O autor bancou os custos da obra, que será vendida pelo preço de quarenta reais.

Uma resposta para “Pesquisador Gutenberg Costa lança Memória Afetiva da Boemia e Gastronomia Natalense”

  1. Carlos disse:

    Onde encontro para comprar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *