Planejamento do São João de Natal já começa em abril e contará com incentivos da Prefeitura.

Foto Elpídio Jínior / CMN
Com saldo bastante positivo, a audiência pública realizada nesta quarta-feira (26), na Câmara Municipal de Natal, sinalizou aos representantes do Movimento Junino que haverá São João em Natal e que as quadrilhas e os arraiás de rua contarão com incentivos da Prefeitura. Foi o que garantiu a secretária municipal de Cultura e presidente da Funcarte, Iracy Azevedo. Durante mais de duas horas, ela ouviu atentamente ponderações, questionamentos e sugestões do público.
A audiência foi proposta pelo vereador Herberth Sena (PV), que desde seu primeiro mandato se dedica a promover a cultura e apoiar o Movimento Junino na capital. Todos os anos, organiza este debate, com vistas a facilitar o acesso dos quadrilheiros aos editais públicos que norteiam o evento. “Como quadrilheiro e amante das festas juninas, tenho como missão fazer com que essa festa se desenvolva em nossa cidade e sirva de sustento e promoção na vida de centenas de pessoas. Nosso papel aqui é servir de interlocutor entre governo e entidades representativas, para que ambos conheçam suas necessidades e se ajudem da melhor forma possível”, explicou o vereador.

Foto Elpídio Jínior / CMN
A secretária Iracy Azevedo afirmou que, já na segunda semana de abril, abrirá uma série de discussões com membros do Movimento Junino. Ela está visitando ensaios e levantando as principais dificuldades desses grupos. “Ainda não sei se será chamamento, edital ou consulta pública. Vamos fazer o que for mais prático e o que gerar mais resultado para o Movimento e para a Fundação”, explicou.
Iracy Azevedo ressaltou que será um debate aberto e que as decisões serão tomadas de forma justa e honesta para todos. E frisou: “os editais serão bastante rígidos. Teremos fiscalização integral, feita por profissionais qualificados e selecionados. Só receberão recursos aqueles cujo relatório fiscal for condizente com a realização!”.
Sobre as premiações, a secretária adiantou que os valores devem ser os mesmos de 2024. Outro ponto importante: só receberão ajuda de custo as quadrilhas de Natal (com sede em Natal). “O Festival de Quadrilhas será aberto a participações até de outros estados. Porém, o incentivo da Funcarte só será dado a quadrilhas de Natal”, reiterou.
Também participaram do debate o secretário Municipal de Turismo, Sanclair Solon; a diretora de Programas Sociais da Fecomercio, Camila Nóbrega; o vice-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Flávio Henrique; o deputado estadual Ubaldo Fernandes; além de dirigentes dos principais arraiás e quadrilhas juninas de Natal.
Deixe um comentário