Marca Maxmeio

Postado às 10h07 CidadeDestaque Nenhum comentário

Crédito Marciano Costa/Prefeitura Parnamirim.

O Planetário de Parnamirim está passando por manutenção para as comemorações dos 100 anos dos planetários, que acontece no mundo inteiro, e para o retorno das sessões educativas e as destinadas para população em geral. As sessões são apresentadas de forma lúdica e educativa e mostram diversos conceitos astronômicos, culturas estelares e histórias sobre a astronomia.

Segundo a planetarista Wanessa Dantas, neste ano de 2023 é comemorado no mundo inteiro os 100 anos dos planetários. “Nós que fazemos o Planetário de Parnamirim – o único do Rio Grande do Norte, não poderíamos ficar de fora desta grande festa, então nesse segundo semestre vamos voltar com muitas novidades e com novas sessões para os estudantes. Também voltaremos com as sessões públicas, voltadas à população em geral. Eu gostaria de lembrar que no dia 31 de agosto teremos uma super lua azul, que é quando se tem duas luas cheias em um único mês”, disse.

Todo ano, no segundo domingo de março, é celebrado o Dia Internacional do Planetário, um dia em que os planetários em todo o mundo realizam eventos especiais como palestras, exposições e sessões.

Curiosidades

O primeiro Planetário do mundo está na Alemanha.

Em 7 de maio de 1925, foi inaugurado o primeiro planetário de projeção do mundo, no Deutsches Museum, em Munique. O Modelo I da ZEISS foi desenvolvido e recebeu um formato de haltere.

O primeiro Planetário do Brasil está no estado de São Paulo.

O Ibirapuera foi inaugurado em 26 de janeiro de 1957, sendo o primeiro planetário do Brasil. É administrado pela Prefeitura de São Paulo, através da Universidade Aberta do Meio Ambiente.

O termo “planetário” também pode ser usado para designar qualquer dispositivo que simula os movimentos do Sistema Solar ou das estrelas. O primeiro que se tem notícia foi construído por Arquimedes, cerca de 250 anos antes de Cristo. O Planetário de Arquimedes era um dispositivo que reproduzia o movimento dos corpos celestes e era capaz de prever um eclipse.

Planetário de Parnamirim

Av. Castor Viêira Régis, s/n – Cohabinal, Parnamirim RN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *