Marca Maxmeio

Postado às 19h02 CidadePlantão Nenhum comentário

Políticas para a juventude devem ser vinculadas à Educação e à Segurança. (Foto: Ivanízio Ramos).

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

As políticas públicas para a juventude ganham nova dimensão no Rio Grande do Norte. Em reunião nesta segunda-feira, 25, a governadora Fátima Bezerra orientou ações em parcerias, principalmente, com as áreas de Educação e Segurança Pública. Isto por que o Rio Grande do Norte apresenta alto índice de violência envolvendo jovens – com ocorrências equivalentes à todas as demais faixas etárias somadas – e índices de ocupação e renda preocupantes.

Hoje 30% dos jovens no RN não estudam nem trabalham. Entre os que trabalham, a remuneração média é de pouco mais de R$ 700,00, valor inferior ao salário mínimo – R$ 998,00. “Precisamos implementar ações que venham urgentemente dar mais segurança e proporcionar melhor educação e oportunidades de trabalho e renda à nossa juventude”, afirmou Fátima Bezerra na reunião com a atual secretária de Estado de Esportes e Lazer – SEEL, Armelli Brennand e com Gabriel Medeiros, Patrícia Santiago, Clélia Moreira e Bruno Luís que atuarão na subsecretaria da Juventude.

A governadora destacou que a educação de qualidade vai capacitar o jovem norte-rio-grandense a conquistar melhores posições no mercado de trabalho e, consequentemente, melhor renda. Ela lembrou que até 2014 o Estado dever contar com 50 escolas de tempo integral e profissionalizantes.

Fátima Bezerra ainda orientou a participação direta da juventude no Plano Estadual de Segurança Pública que está sendo elaborado e deverá estar concluído até o final deste mês de março e aprovado até junho. “Queremos ser o primeiro estado a ter o Plano, uma exigência do Sistema Único de Segurança Pública do governo federal. O plano permitirá que possamos firmar convênios para ampliar ações de segurança e trazer tranquilidade à sociedade”.

A chefe do Executivo estadual enfatizou a importância de inserir ações junto à Educação é à Segurança, sem prejuízo das demais áreas, pela presença da rede pública de ensino e do sistema de segurança em todos os municípios do Estado. “A nossa juventude precisa de atenção. Venho da área da Educação e sei da necessidade de inserir e aproximar cada vez mais a população do sistema educacional. Podemos e vamos dar perspectivas e um melhor futuro para as novas gerações”, concluiu a governadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *