“Área PCD em eventos culturais foi uma conquista que veio pra ficar. Depois das experiências bem sucedidas no São João e no Natal em Natal, chegou a hora de garantir acessibilidade na festa mais democrática do país, o Carnaval”, comemora o vereador de Natal, Tércio Tinoco. A área exclusiva para PCD foi um pedido do parlamentar à Prefeitura de Natal nos festejos juninos do ano passado. “Nosso pedido foi prontamente atendido, e a novidade se mostrou totalmente viável, tanto que vem sendo implementada em todas as festas promovidas pelo poder público municipal desde então”, afirma Tércio.
No Carnaval promovido pela Prefeitura, os Polos Petrópolis e Ponta Negra terão a área exclusiva PCD. Os espaços serão de 6m x 14m, em frente aos palcos onde acontecerão os shows. Para ter acesso à área exclusiva, é preciso se cadastrar previamente no aplicativo Natal Digital. Cada polo vai oferecer 50 vagas para pessoas com deficiência, cada uma com direito a um acompanhante. “Infelizmente em nem todos os polos será possível implantar a área PCD por questões técnicas, como desnível ou o próprio piso do terreno, mas considero um avanço na busca de acessibilidade, e temos sim que comemorar”, diz o vereador.
A prefeitura de Natal também vai contratar intérpretes de libras para que o público com deficiência auditiva possa curtir a festa.
Deixe um comentário