Praia da Pipa foi escolhida para exibição do filme “Bola Pro Alto!”, sendo a primeira exibição no Nordeste.
Na próxima sexta-feira (20), na Praia da Pipa, o filme “Bola Pro Alto!” documentário sobre a altinha, jogo livre, colaborativo e praiano nascido no Rio de Janeiro, com direção de Cecília Lang, faz sua primeira exibição no Nordeste. A exibição vai abrir o campeonato anual de altinha Pipalta, que em 2024 completa sua quinta edição e reunirá rodas de altinha de todo o Brasil, em Pipa, entre os dias 20 e 22 de setembro. A exibição gratuita vai acontecer no Layback Park Pipa seguido de outras atrações.
Antes de falar sobre o documentário, vamos explicar que ‘Altinha’ é um jogo de equipe que se caracteriza por manter a bola no alto sem usar as mãos. É uma tradição nas praias do Brasil, mas também pode ser jogada em outros lugares, como em quadras escolares ou nas ruas.
Bola Pro Alto! que estreou em abril no Cinefoot – Festival de Cinema de Futebol ganhou o 2º Lugar do Prêmio de Melhor Longa Metragem no Festival Cinesporte em agosto no Rio. O filme mergulha no Coqueirão como é chamado o trecho da praia de Ipanema que por muitos anos foi o epicentro do jogo para revelar seus bastidores, sua evolução e seus personagens. Com o foco em deixar a bola no ar pelo máximo de tempo sem usar as mãos a altinha é também a busca de uma sintonia perfeita entre os jogadores e a bola, conhecida como o flow ou fluir. Febre no Rio a altinha vem conquistando corações em todas as capitais e praias do Brasil e no mundo. O Rio Grande do Norte é hoje um importante foco do esporte no Nordeste que recebe essa semana o V Pipalta, um dos maiores campeonatos de altinha no Brasil. Evandro Mesquita, Cynthia Howlett, Karina Vela e Marcelo Adnet são alguns dos amantes da bolinha no alto que marcam presença no documentário. O filme tem produção da Lúdica e da Viralata, na distribuição conta com o apoio da Cavideo e distribuição Bretz Filmes. A trilha sonora original é assinada por Rodrigo Sha, que produziu uma versão remix da canção “Você não Soube me Amar” para o longa, que também conta com músicas de Qinho e Pepe Barcellos.
Dirigido pela carioca Cecília Lang, o documentário é conduzido em primeira pessoa pela própria cineasta, que desde criança foi testemunha das diferentes fases do desenvolvimento do esporte, não como jogadora, mas como espectadora. Através de um mosaico de depoimentos, o filme revela a essência da altinha: em roda, com o objetivo de deixar a bola no ar pelo máximo de tempo possível, três ou quatro pessoas com uma bola buscam chegar ao estado de sintonia perfeita, conhecido pelos jogadores como o estado de flow. Na contramão da gravidade altinha é a vontade de alegria, de superação das dificuldades através da brincadeira, do esporte, em um jogo sem vencidos nem vencedores. Em uma sociedade cada vez mais polarizada, a altinha vem proporcionar o bem-estar de forma democrática.
O filme revela os bastidores do esporte e sua história de forma descontraída como uma conversa de praia. Dentre os entrevistados, destacam-se algumas personalidades emblemáticas da praia como: Benedito Nascimento, um dos primeiros barraqueiros de Ipanema; Rafaella Fontes, campeã mundial de Teqball, Karina Vela, estilista e por anos apresentadora no Canal Off, Victor Martins, autor e produtor do Mundialito de Altinha, Lorena Bichucher, fundadora da primeira escola de altinha para mulheres, e Patricia Lessa, conhecida como Patricinha, várias vezes campeã de futevôlei.
Há quem diga que a altinha é uma brincadeira de adultos ou um esporte de alto rendimento, mas inquestionável é o seu lema: não deixar a bola cair!
SINOPSE
Bola Pro Alto! é um documentário sobre a altinha, jogo livre, colaborativo e praiano nascido no Rio de Janeiro que hoje é febre em muitas capitais do país e até no exterior. Em roda os jogadores mantêm a bola no ar sem o uso das mãos pelo máximo de tempo possível em busca de uma sintonia perfeita conhecida como o flow ou fluir. O filme revela a altinha não apenas como uma atividade física colaborativa e inclusiva, mas como uma forma de estar no mundo que vem conquistando o coração de milhares de pessoas em busca de aliar qualidade de vida à saúde física e mental. Evandro Mesquita, Cynthia Howlett, Karina Vela e Marcelo Adnet são alguns dos amantes da bolinha no alto que marcam presença no documentário. O filme tem uma versão remix da canção Você não Soube me Amar, feito por Rodrigo Sha que assina a trilha sonora original do filme e conta com músicas de Qinho e Pepe Barcellos. As produtoras Viralata e Lúdica são responsáveis pela produção e a distribuição é de Bretz Filmes com apoio da Cavideo.
FICHA TÉCNICA
Direção: Cecília Lang
Produção executiva: Cecília Lang e Gabriel Corrêa e Castro
Produtoras: Lúdica e Viralata
Produção executiva: Cecília Lang e Gabriel Corrêia e Castro
Trilha sonora: Rodrigo Sha
Vocais: Juju Gomes
Distribuição: Bretz Filmes
Apoio: Cavideo
PERSONAGENS
Evandro Mesquita
Cynthia Howlett
Karina Vela
Marcelo Adnet
Natalia Bodstein
Patricia Lessa
Vanessa Tabarez
Rafaella Fontes
Fernanda Otsuka
Lorena Bichucher
Victor Martins
Bruno Pacheco
José Roberto Leite
Benedito Nascimento
Adílio Jr
Igor Nigga
CECÍLIA LANG | Diretora e produtora
Cecília Lang é carioca, cineasta e atriz. Com 19 anos, começou a carreira no audiovisual com a produção de seu primeiro curta-metragem, “Para Sí Olhar”, vencedor do Primeiro Lugar do Prêmio para Novos Talentos da então RioArte. De lá pra cá, dirigiu curtas-metragens como “Um Movimento Quase Qualquer”, com trilha sonora da Bjork e fotos de Sebastião Salgado, que foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Rotterdam, na Mostra de Cinema de SP, no Femina Festival e no Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio, e “Messias, Delicadamente Nobre”, sobre o Mestre Messias, músico, filósofo e pintor, referência da cultura negra no Rio de Janeiro, exibido no Festival Internacional de Cinema de Zanzibar e no Festival do Filme Etnográfico.
Cecília tem especialização em documentários pela Femis (École Nationale Superieur de l’Image et du Son – Paris) para qual foi selecionada como cineasta brasileira para uma bolsa de estudos financiada pelo Ministério das Relações Estrangeiras da França.
Como roteirista recebeu o Prêmio de Roteiro Petrobrás – Dança em Foco, pelo roteiro do curta-metragem autoral “Potência”. Em sua trajetória, trabalhou com os cineastas Lula Buarque de Hollanda, Beth Formaggini, Eduardo Coutinho, Bia Lessa, Alice de Andrade, Anderson Quack e João Vargas, e, em 2023, Cecília fez parte da equipe de assistentes de direção de Walter Salles, no próximo filme do cineasta, “Ainda Estou Aqui”, em fase de finalização.
Cecília foi editora dos programas de TV, é assistente de direção e dirige clipes musicais e virais para campanhas nas redes sociais, com vídeos com alcance de mais de um milhão de visualizações. Em 2024 Cecília estreia seu primeiro longa-metragem o documentário “Bola Pro Alto!”, um filme sobre a altinha, jogo praiano nato do Rio de Janeiro, produzido ao longo de seis anos, uma coprodução das produtoras Lúdica e Viralata.
RODRIGO SHA | Trilha sonora
Cantor, saxofonista, compositor, arranjador, produtor e multi-instrumentista, Rodrigo Sha tem uma carreira de mais de 25 anos. Já ganhou os prêmios de música-tema nos 80 anos do Cristo Redentor, melhor álbum eletrônico no Prêmio de Música Brasileira de 2014 e melhor instrumentista de cena eletrônica pela revista DJSound dois anos seguidos.
GABRIEL CORRÊA E CASTRO | Produtor e executivo
Gabriel Corrêa e Castro é produtor de filmes e séries há mais de 15 anos. Filho de pai artista, sempre esteve no meio das artes. Gabriel é formado em cinema e tem pós-graduação em gestão estratégica de negócios e finanças corporativas. Gabriel fundou a Produtora Viralata e já produziu dezenas de obras audiovisuais. Entre os filmes se destacam os documentários “Blitz, o Filme”, “Palace II” e “Euclydes”, e as séries “Roda de Choro”, “Enjoying Rio”, “Vibe de Dois”, “Cris Pelo Mundo”, “B-Side Of The Road” e “Negro Muro”, esta última para o GNT.
Na ficção, sua empresa produziu “Natureza Morta”, lançado na Mostra Tiradentes, e “Madalena”, que teve a estreia no Festival de Rotterdam e ganhou o prêmio de melhor filme no Festival Internacional de Cinema de Istambul. Atualmente, Gabriel está trabalhando em diversos projetos, incluindo o filme de ficção “Avenida Beira-mar” e “Diário de Fogo”, ambos em coprodução com o Telecine, e a série documental “Sobre Essa Pele” para a Warner Bros Discovery.
VIRALATA | Produtora
Desde 2010, nossa paixão é contar histórias autênticas que estimulam a reflexão e inspiram mudanças, permanecendo leais aos valores inovadores que impulsionam nossa criatividade. No portfólio da produtora estão a ficção “Madalena”, que estreou no Festival de Rotterdam e ganhou o prêmio de melhor filme no Festival de Istambul; “Avenida Beira-mar” (em fase de finalização), uma coprodução com a Telecine e Elo Studios; “Sobre Essa Pele”, em coprodução com a Warner Bros Discovery; “Negro Muro” para o canal GNT; e dezenas de outros programas de TV e documentários, como “Blitz, o Filme”, “Roda de Choro”, “Palace II”, “Enjoying Rio”, “Cris Pelo Mundo”, “B-Side Of The Road”, “Vibe de Dois” e “Euclydes”. Além das estreias previstas para 2024, como “Reconhecidos” e “Diário do Fogo”. A produtora Viralata também se destaca como especialista em comunicação corporativa. Com mais de 800 filmes produzidos, ajudamos as maiores empresas do Brasil a contarem suas histórias. Viralata, entretenimento e comunicação corporativa.
LÚDICA | Produtora
A produtora Lúdica é uma empresa de produção audiovisual e teatral. Em suas realizações promove a arte como como forma de engajamento com o mundo para potencializar a sua capacidade de mudança. Enxerga a cena tanto audiovisual como teatral como ferramenta de empoderamento e a trabalha de forma lúdica, buscando dar poesia ao real. Foi criada em 2023 quando fez a produção da figuração especial e assistência de direção para o longa-metragem “Ainda Estou Aqui”, com direção de Walter Salles, uma produção da Conspiração Filmes, e, em 2024, estreia o longa-metragem “Bola Pro Alto!”, dirigido por sua sócia Cecília Lang.
Deixe um comentário