Crédito Alex Régis/Prefeitura Natal.

O prefeito Álvaro Dias participou das comemorações dos 80 anos do Monsenhor Lucas Batista Neto. A  celebração de uma missa em ação de graças aconteceu nesta sexta-feira (23), na Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia dos Impossíveis, em Ponta Negra. Na sequência, foi realizado o lançamento de dois livros de autoria do Monsenhor: “Memórias que guardei de Memória” e “Fatos e Fotos – século XX”.

“O Monsenhor Lucas é uma das referências da Igreja Católica no Estado e tem um trabalho muito bonito de doação ao povo de Natal, em particular as crianças carentes. Quero prestar minha homenagem e desejar meus sinceros votos de muita saúde e paz, além de dizer que foi uma honra participar desse momento tão importante”, comentou o prefeito Álvaro Dias.

O gestor de Natal também fez questão de agradecer pelos serviços prestados à nossa cidade. “A comunidade da cidade de Natal e a nossa cidade tem muito a agradecer ao Monsenhor Lucas por tudo que ele nos deu nesses 50 anos de sacerdócio e 80 anos de vida”, disse lembrando ainda o apóstolo São Paulo ao dizer que o religioso pode dizer que: “combateu o bom combate”.

Além do Prefeito, a celebração contou com a presença de diversas autoridades civis, militares e eclesiásticas. A homenagem teve início com o Monsenhor Lucas recebendo dois símbolos importantes para a vida sacerdotal: a estola e a casula (paramento eclesiástico, de seda cujas cores mudam de acordo com o rito). “Escolhi nesses meus 80 anos para pedir perdão a todos pelo que não correspondi na minha vida. Desde o útero da minha mãe até hoje peço, neste dia, perdão de joelhos”, disse o aniversariante.

Dom Jaime Vieira Rocha, arcebispo de Natal relembrou a trajetória de Monsenhor Lucas e disse que ele é merecedor de todas as homenagens. “A sociedade natalense como um todo o parabeniza”, falou.

O padre João Medeiros Filho, que foi responsável pela homilia da missa, disse que tem amizade com o Monsenhor Lucas a mais de 65 anos e revelou que o aniversariante pediu para ele se ater aos textos litúrgicos, mas que diante da importância da data não poderia deixar de prestar uma justa homenagem. “Somos gratos pelo que ele fez por todos através do poder de Cristo”, disse. “Ele continua atento à missão e é cuidadoso em transmitir fielmente a palavra divina. Para mim, Lucas deveria ter sido bispo e ele o é no coração de muitos”, completou.

Livros

Os livros, lançados nesta sexta-feira (23), narram a história de missão e pastoreio do Monsenhor Lucas.  O primeiro conta a história sacerdotal do Monsenhor ao longo das pastorais e comunidades pastoreadas por ele, já o livro “Fatos e Fotos – século XX” conta a vida do Monsenhor através de fotos de seu acervo pessoal e concedida pelos ex-paroquianos e amigos, compondo um verdadeiro álbum da caminhada do Monsenhor no século passado.

Além da literatura e do trabalho de evangelização, Monsenhor Lucas se destaca pelo trabalho na Casa da Criança que atende hoje 148 crianças de dois anos e meio até cinco anos e 11 meses, oferecendo o ensino de educação infantil. A renda obtida com a venda dos livros será revertida para reformas na Casa da Criança. A Secretaria Municipal de Educação possui um convênio com a instituição.

Monsenhor Lucas realizou 17.341 batizados e mais de cinco mil casamentos. Ele é autor de cinco livros, sendo membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.