Visita ao Teatro no Alecrim foi realizada na manhã desta quarta-feira. Crédito Joana Lima.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, visitou na manhã desta quarta-feira (29), as instalações da obra que guarda o resgate de um dos maiores exponenciais da cultura natalense, o Teatro Sandoval Wanderley, localizado no bairro do Alecrim, Zona Leste da cidade. Acompanhado de secretários municipais e equipe técnica/administrativa responsável pelo projeto, Álvaro conferiu de perto a execução da obra que caminha para sua fase de conclusão.

“Estamos muito felizes e satisfeitos em poder ver que falta muito pouco para concluir a obra. A modernização e reestruturação do teatro que será um dos espaços mais avançados e modernos da cidade de Natal e da região Nordeste do Brasil. Um projeto pensado e bem estudado, localizado em um dos bairros mais importantes e tradicionais da cidade, o Alecrim, está inserido em um contexto amplo de investimentos que fizemos aqui, como a reforma da Praça Gentil Ferreira e o recapeamento asfáltico de diversas ruas e avenidas dentro do programa Asfalto Novo”, disse o prefeito, elencando demais obras realizadas em sua gestão no bairro.

Lenilton Teixeira, professor de teatro e atual diretor do Sandoval Wanderley, destaca o marco que é o retorno de um espaço público ligado às artes. “O teatro, a dança, a música, a performance, e vários segmentos e linguagens artísticas de Natal, voltam a ter seu espaço. Uma cidade como a nossa, que é carente desses lugares, especialmente após seu fechamento há 14 anos, ganha muito com sua volta”, declara.

O Teatro Sandoval Wanderley, erguido no fim dos anos 1950 e inaugurado em 1962, surge à época como o segundo mais antigo em atividade na capital potiguar, cedendo apenas para o Teatro Alberto Maranhão, construído em 1904. Sua denominação homenageia o multifacetado Sandoval Wanderley, figura proeminente no panorama cultural local, cujas contribuições abarcaram a poesia, o jornalismo, a escrita, a atuação, a dramaturgia e a direção teatral.

Localizado no bairro do Alecrim, Zona Leste, o teatro foi concebido como um instrumento de inclusão cultural para a população menos privilegiada, e desde 2017 passou a ser considerado patrimônio imaterial da capital potiguar. Por estar inserido em um dos centros comerciais e residenciais mais relevantes da cidade de Natal, sua reabertura é fortemente aguardada pelos locais por se tratar de um importante propulsor para o desenvolvimento das atividades comerciais e turísticas da região.

O novo projeto, agora em fase de conclusão, concederá destaque ao Teatro Sandoval Wanderley, especialmente no que diz respeito ao primeiro pavimento. Nos demais andares, incluindo o salão de apresentações, as alterações serão mais sutis, mantendo o modelo de um teatro de arena.

Entre as principais mudanças, destaca-se a criação de um espaço de alimentação no térreo, com uma sala multiuso para atividades diversas. Questões de acessibilidade, como acesso e banheiros, bem como saídas de emergência, foram resolvidas, visando garantir a segurança e comodidade do público. Uma plataforma facilita o acesso entre os pavimentos, enquanto adaptações foram feitas para melhorar a acessibilidade na sala de espetáculos do segundo pavimento.

Com capacidade para aproximadamente 150 espectadores e mais de seis décadas depois de sua idealização, o Teatro Sandoval Wanderley, também conhecido como Teatrinho do povo, vem projetando-se em sua obra de requalificação, como um espaço de resgate da tradição cultural, acessível e convidativo para toda a população.

Na visita, estiveram ao lado do prefeito Álvaro Dias os secretários de Cultura, Dácio Galvão, de Planejamento, Joanna Guerra, de Parceria Público Privada, Danielle Mafra e de Comunicação Heverton de Freitas, entre integrantes da gestão.