Redação/eliasjornalista.com
Após dois meses de recesso a Câmara Municipal de Natal inicia sua nova legislatura. Um ato ecumênico no plenário Érico Hackradt marcou o início das atividades nesta terça-feira (19), seguido da leitura da Mensagem Anual do Executivo pelo prefeito Carlos Eduardo Alves, onde fez duras críticas a gestão anterior. A novidade foi o número de vereadores da Câmara que passou de 21 para 29 parlamentares.
O discurso de cerca de 30 minutos do Prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, foi marcado por denuncias contra a administração passada e promessas de iniciar as obras de mobilidade urbana para copa de 2014 e entregá-las até o fim primeiro semestre do próximo ano.
Das 9 páginas do discurso, mais da metade foi de ataques a gestão anterior e denúncias de possíveis irregularidades, além de chamar a administração de Micarla de Souza de Negligente, irresponsável e ilegal. Segundo Carlos Eduardo, os calotes nos contratos da prefeitura chegaram a 270 mil reais e ainda de acordo com ele, o total de restos a pagar chega a 279 milhões de reais.
Ainda segundo Carlos Eduardo, a prefeitura vive um momento difícil. Na saúde, disse ter encontrado várias unidades básicas sem funcionar e das 116 equipes equipes do programa saúde da família apenas 36 contavam com médicos. Na educação disse que foi preciso contar com as forças armadas para garantir o início do ano letivo que se inicia dia 27, com tranquilidade e segurança.
Dos 29 vereadores no plenário apenas 8 apoiam o chefe do executivo. A oposição rebateu de imediato o discurso do prefeito Carlos Eduardo. “Os funcionários terceirizados estão sem receber os salários de janeiro, não receberam os direitos trabalhistas de setembro a dezembro de 2012, e nem o décimo terceiro salário, vamos iniciar o ano letivo com tranquilidade pra quem? rebateu a vereadora e professora Amanda Gurgel (PSTU).
No campo das promessas feitas pelo prefeito estão o reassentamento da Comunidade do Maruim ainda em 2013 através do programa Minha Casa Minha Vida e o início das obras de mobilidade urbana para copa de 2014. “Perdemos mais de dois anos onde nada foi feito. Estamos empenhados e vamos entregar as obras no prazo previsto que é o primeiro semestre de 2014”, disse Carlos Eduardo, prefeito de Natal.
O presidente da Câmara Municipal de Natal, Albert Dickson, ver renovação dos vereadores como fato positivo. “Dos 29 vereadores, 17 não estavam aqui o ano passado, mais de 50% são novatos, isso vai ampliar o debate onde eles representam cada seguimento da sociedade, e como presidente vamos fazer a casa funcionar de forma correta e transparente”.
Para o vereador Rafael Mota um dos representantes da Ala Jovem da Câmara Municipal de Natal, a expectativa do início das atividades é que possa aprovar projetos que venham melhorar a vida da população em geral.
Obras de mobilidade urbana as quais o prefeito Carlos Eduardo se refere:
O prefeito se refere a primeira etapa das obras de mobilidade urbana que ainda não foram iniciadas, entre elas: A reestruturação da Avenida Engenheiro Roberto Freire e implementação de um “trecho extenso”, que compreende um corredor (transporte público) estrutural oeste (BR 226), que liga o bairro de Igapó, na Zona Norte de Natal, ao Estádio das Dunas (Zona Centro-Sul da cidade); o complexo viário da Urbana, próximo à ponte de Igapó, no rio Potengi, entre os bairros Nordeste e Quintas (até a Rua São José, no bairro de Lagoa Nova – ligando a Zona Oeste a Zona Sudeste de Natal); além de sinalização, melhorias no passeio público (calçadas acessíveis) e implantação de plataformas de embarque e desembarque.
Deixe um comentário