Avenida agora conta com ciclovia e alameda para caminhada. Crédito: Foto: Magnus Nascimento/Secom

A Prefeitura do Natal inaugurou a requalificação da Avenida do Contorno e a revitalização da Praça Monsenhor Walfredo Gurgel, conhecida como Praça do Pôr do Sol, na Cidade Alta, Zona Leste, na tarde desta terça-feira (19). As intervenções integram o projeto de reestruturação da Pedra do Rosário, um dos pontos turísticos mais marcantes da capital, localizado às margens do Rio Potengi.

 

Durante a cerimônia, que contou com a presença do prefeito Álvaro Dias, autoridades locais, secretários e moradores, o chefe do executivo destacou a relevância da obra, tanto para o turismo quanto para a preservação histórica da cidade. “Essa revitalização não é apenas sobre infraestrutura. É sobre devolver aos natalenses e visitantes a possibilidade de contemplar a beleza singular do pôr do sol no Rio Potengi, num espaço agradável, requalificado, acessível e pensado para o bem-estar de todos, valorizando o que temos de mais especial em nossa cidade: as nossas belezas naturais”, afirmou Álvaro Dias.

 

As intervenções fazem parte de um pacote maior de obras, com um investimento total de aproximadamente R$ 32 milhões, dividido em quatro lotes. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, o primeiro lote já contemplou a reconfiguração das avenidas Câmara Cascudo, Ulisses Caldas e Rio Branco. Agora, o segundo lote inclui à Avenida do Contorno, as praças Djalma Maranhão e Monsenhor Walfredo Gurgel, e a reconfiguração da área próxima ao Viaduto do Baldo.

 

Lailson Paula, natalense e morador da região há mais de 20 anos, fez questão de prestigiar a entrega da obra e demonstrar sua gratidão. “Em meio século de vida, nunca vi um prefeito enfrentar a recuperação de uma área como essa, que era esquecida e abandonada por todos os gestores anteriores, fazer o que foi feito aqui. Estou admirado com o que a gestão do prefeito Álvaro Dias fez por esse local”, declarou.

 

Carlson Gomes, secretário de Infraestrutura, destacou que a etapa entregue nesta terça faz parte de um trabalho integrado e desenvolvido por várias secretarias, como a Sempla – Secretaria Municipal de Planejamento e a STTU, possibilitando o andamento do projeto de modo otimizado e eficiente. “Toda a recuperação do espaço, que hoje conta com calçadas acessíveis por toda a extensão da avenida, novo asfalto, ciclovia, pista de corrida, mobiliário urbano, arborização, iluminação em LED, além do letreiro ”Rio Potengi”, que oferece mais um cenário atrativo aos turistas que visitam a região, foi possível graças a essa força-tarefa”, contou.

 

Ainda segundo Carlson, os próximos lotes da reestruturação abrangem importantes vias do Centro Histórico, como a Duque de Caxias, Dr. Barata e Tavares de Lyra, além do Largo do Teatro Alberto Maranhão. A construção da Estação Turística/Religiosa da Pedra do Rosário está prevista dentro do quarto lote da obra.

 

Assim como a Avenida do Contorno, a revitalização da Praça Monsenhor Walfredo Gurgel traz diversas melhorias ao equipamento público. Além do impacto urbanístico, a praça ganhou novo paisagismo, iluminação moderna e espaços de convivência, atendendo às demandas de moradores que há anos aguardavam por melhorias na região.

 

A revitalização desta área marca o resgate do Centro Histórico de Natal, promovendo mais mobilidade urbana e a recuperação da memória cultural e turística da região da Pedra do Rosário. “Estamos transformando essa região em um símbolo do orgulho natalense, valorizando nosso patrimônio e garantindo qualidade de vida para quem vive aqui”, concluiu o prefeito Álvaro Dias.