Redação/Blog Elias Jornalista
A Prefeitura de Natal publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (18), o decreto que institui o Programa Municipal de Identificação e Cadastro dos Artesãos, e cria a Carteira Municipal do Artesão. O novo documento vai possibilitar a participação dos artesãos nas ações de fomento ao artesanato de Natal.
Neste sábado (19) é comemorado o dia do artesão e para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, vai realizar uma confraternização na Loja Natal Original, a partir das 14h, quando também acontece a entrega simbólica da carteira municipal do artesão.
Essa é mais uma ação de fomento e fortalecimento dos artesãos que tem a iniciativa do secretário Adjuto Dias. Sensível às demandas do segmento, o secretário tem investido forte na expansão do artesanato de Natal, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida e elevação profissional dos artesãos do município
A atuação do secretário no setor já conseguiu feitos de destaque na geração de oportunidades de trabalho e renda, no incentivo à preservação da cultura local e ainda na formação de uma mentalidade “empreendedora”, por meio da capacitação dos artesãos para o mercado competitivo.
Natal Original
A Loja Natal Original vem se consolidando como um novo espaço de interação com a arte e a cultura genuinamente natalenses. Localizada na praça da Árvore de Mirassol, a Loja administrada pela Semtas, tem 390m² de área interna e acomoda 60 artesãos, que têm a oportunidade de expor e comercializar a produção artesanal. Os expositores foram credenciados pela Secretaria e selecionados por meio de uma chamada pública, realizada em setembro de 2021, como parte do processo de fomento do artesanato e da economia solidária.
É durante o período natalino, quando acontece o projeto Natal em Natal, que a Loja recebe um intenso fluxo de visitantes. Na edição de 2021 do Natal em Natal, a exposição conseguiu movimentar cerca de meio milhão de reais, impulsionando a economia local e renovando a esperança dos artesãos, que passaram mais de um ano e meio sofrendo os efeitos da pandemia do coronavírus.
Com localização privilegiada, no corredor da avenida Roberto Freire, o espaço é de fácil acesso e foi reformado para ser parte do roteiro turístico da cidade.
“Temos ali um lugar de valorização dos nossos artesãos, reunindo o que temos de melhor em matéria de artesanatos em cerâmica utilitária e decorativa, renda, bordados, esculturas em papel, madeira, crochê, pedraria e mosaico, trabalhos com tecido ou materiais recicláveis, palha de carnaúba. A variedade é imensa e as peças são de alta qualidade”, disse o secretário.
Outra estratégia para a valorização do artesanato local, executada pelo secretário da Semtas, foi a abertura da Loja de forma permanente, uma antiga demanda do segmento. Para Adjuto, o espaço pode ser considerado uma vitrine para a exposição do melhor da cultura natalense.
“A loja Natal Original foi revitalizada para melhor acomodar os artesãos e receber os visitantes. Nosso objetivo é transformar o espaço em um novo ponto turístico do município. A permanência dos artesãos na loja vai movimentar a economia, promover o turismo e acima de tudo, vai fortalecer o nosso artesanato”, destaca o secretário.
A Loja Natal Original funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Feirinha da Árvore
A volta dos artesãos à Loja Natal Original é parte do plano de retomada das atividades culturais na Árvore de Mirassol, que ainda conta com a realização do projeto “Feirinha da Árvore”. A segunda edição do projeto acontece neste final de semana, com uma programação diversificada com feira de artesanato, shows musicais, espetáculos circenses, espaço para gastronomia e área exclusiva para o lazer de crianças, pets e para a prática de esportes. Além das opções de entretenimento, o público presente também teve acesso à vacinação contra a Covid-19.
A “Feirinha da Árvore” é uma ação integrada entre as secretarias municipais e tem a coordenação da Semtas. O secretário Adjuto Dias diz que a Feira é um projeto de incentivo a cultura e a arte da capital.
“O projeto da Feirinha foi pensado e idealizado para atender todos os públicos. A população sente falta de ações dessa natureza e a Prefeitura de Natal vai, cada vez mais, incentivar, executar e fomentar políticas públicas que valorizam a cultura local, promovem geração de emprego e renda, movimentam a economia e fazem com que natalenses e turistas tenham opções de lazer. São benefícios infindáveis que teremos a cada fim de semana com a realização desse projeto”.
Deixe um comentário