As áreas PCDs também contam com tradutores de libras durante as apresentações. Crédito Joana Lima.

Visando ao bem-estar das Pessoas com Deficiência (PCD), a Prefeitura disponibiliza para o São João de Natal 2024 uma área exclusiva, a exemplo de outros eventos realizados desde o ano passado. Para ter acesso à área, as Pessoas com Deficiência precisam se cadastrar no Aplicativo Natal Digital, disponível para download nas lojas de aplicativos tanto para o Sistema Android, quanto para IOS. Os shows começam hoje e seguem até sábado.

Uma vez no aplicativo Natal Digital, o interessado deve acessar a aba São João de Natal 2024 e em seguida a aba Área PCD, onde preencherá um formulário. Caso o cadastro seja aprovado, a pessoa receberá uma notificação no aplicativo e terá que apresentar a mensagem no sistema do app na hora em que for adentrar ao local do evento.

A medida está em conformidade com a Lei de Acessibilidade (Lei nº 13.146), que assegura o direito ao acesso, à cultura e ao entretenimento por parte de todos.

A área PCD fica em frente ao palco montado na rua Trairi, na Praça Pedro Velho, que inclui acompanhamento e intérprete de libras. O reservado tem 90 metros quadrados e 90 cadeiras disponíveis, sendo 45 para a Pessoa com Deficiência e igual número para o acompanhante.

O desembarque do cadeirante, por exemplo, se dará pela avenida Prudente de Morais e o acesso ao palco montado na rua Trairi será pela praça Pedro Velho, informou a Secretaria Municipal de Cultura (Secult/Funcarte). A título de localização, a frente do palco está voltada para o Palácio dos Esportes e o fundo para a Prudente de Morais.