Crédito: Manoel Barbosa

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), participou, nesta quarta-feira (21), do VI Seminário Regional sobre Atendimento Educacional Hospitalar e do X Fórum sobre Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar do Rio Grande do Norte. O evento foi realizado no auditório Angélica Moura, localizado no Centro Administrativo do Estado. O secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes de Sousa Neto, representou a Prefeitura do Natal na ocasião.

“A Educação Hospitalar é essencial para garantir o direito à aprendizagem de crianças e adolescentes em situação de internação hospitalar ou em tratamento de saúde prolongado. Para a Secretaria de Educação de Natal, esse atendimento assegura a continuidade dos estudos, promove a inclusão, reduz a evasão escolar e contribui para o bem-estar emocional dos estudantes. Investir na Educação Hospitalar é reafirmar o compromisso com uma educação humanizada, acessível e equitativa, alcançando cada estudante, onde quer que ele esteja”, destacou o secretário Aldo Fernandes.

O gestor também enfatizou a responsabilidade da SME-Natal com a Educação Especial, ressaltando a ampliação das atividades voltadas ao setor e o compromisso com a institucionalização de um plano de Estado que promova uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa.

A chefe do Setor de Educação Especial da SME-Natal, Priscila Ferreira Ramos Dantas, também esteve presente ao evento e destacou a relevância da classe hospitalar no processo de ensino-aprendizagem. “Esse atendimento contribui inclusive para a recuperação do estudante, pois melhora sua autoestima, tirando-o do contexto de sofrimento próprio do ambiente hospitalar. É uma oportunidade de aliviar a ansiedade, a angústia e a dor — ainda que momentaneamente —, colaborando com o processo de cura e com o posterior retorno ao ambiente escolar”, afirmou.

A professora Ana Lúcia de Souza, que atua há 15 anos na classe hospitalar do Hospital Infantil Maria Alice Fernandes, compartilhou sua trajetória durante o evento. “Fui a primeira professora da Rede Municipal de Natal a ser convidada para esse projeto assim que ele chegou à cidade. Inicialmente, fui ao Hospital Infantil Varela Santiago, que era o único com esse tipo de atendimento na época, e permaneci lá por cerca de um mês conhecendo a prática. Em seguida, implantamos a classe no Hospital Infatil Maria Alice Fernandes. Hoje, tive a oportunidade de ampliar ainda mais meus conhecimentos sobre a educação hospitalar e sobre o Documento Orientador do Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar do RN, lançado durante este evento. Participei da construção desse documento. É um sonho sendo realizado”, declarou a professora.

Também presente ao evento, a professora Maria Tereza Gonçalves Lemos Dantas, atualmente cedida ao Hospital Infantil Varela Santiago, destacou a importância do espaço e o reconhecimento alcançado. “Fico emocionada com este momento. Participo desde o início e vejo o quanto evoluímos. Estamos ganhando visibilidade perante a sociedade. É o reconhecimento do nosso trabalho, e nossos estudantes são os maiores beneficiados, especialmente com a implementação deste documento, que fortalece e valida ainda mais o serviço que prestamos. Somos referência no país e, desde 2012, contamos com uma lei municipal que garante a continuidade da escolarização de crianças em situação de adoecimento”, concluiu.