Redação/Blog Elias Jornalista
Uma parceria entre a Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria de Saúde (SESAD), e o Conselho Municipal de Saúde, deu início às Pré-conferências Municipais de Saúde. A abertura ocorreu nesta terça-feira (5), no auditório da Uninassau, e o evento se repetirá na quarta-feira (6), na Escola Maria Francinete, em Nova Parnamirim, e na quinta (7) na Escola Erivan França, em Pirangi do Norte.
As Pré-Conferências são uma preparação para a Conferência Municipal de Saúde Mental de Parnamirim, que vai ocorrer na próxima semana, nos dias 12 e 13 de abril, no auditório do IFRN.
Durante a abertura estavam presentes o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Matheus Eutrópio; a representante do Ministério da Saúde em Parnamirim, Fabiana Figueiredo; a coordenadora de Saúde Mental da SESAD, Juliana Trindade; e a assistente social e a conselheira de Saúde, Ana Paula Agapito, entre outros representantes do poder público e da sociedade civil.
As pré-conferências tem como tema central “Fortalecer e garantir políticas públicas: o SUS, os cuidados de saúde mental em liberdade e o respeito aos direitos humanos” e vão tratar os seguintes eixos:
EIXO 1: “Cuidado em Liberdade como garantia de direito à Cidadania”
EIXO 2: “Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental”
EIXO 3: “Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, integralidade e equidade”
EIXO 4: “Impactos na saúde mental da população e os desafios parao cuidado psicossocial durante e pós pandemia”.
Os participantes das Pré-Conferências irão debater e levantar propostas na área da saúde mental, conforme as demandas existentes nos distritos sanitários, que servirão como base para construção coletiva de Diretrizes e Metas para a Política Municipal de Saúde Mental de Parnamirim, para o período 2022 à 2025, a serem executados pela gestão municipal.
Deixe um comentário