Prefeitura estuda melhorias em feira livre da Coophab e propõe realocação para próximo final de semana.
Tradicional no bairro da Coophab, a feira livre dominical já é considerada um equipamento cultural do município. Semanalmente, o comércio de frutas, verduras, temperos, roupas e alimentos é realizado em uma das faixas da Avenida Eliza Branco Pereira dos Santos, o que apesar de aquecer a economia parnamirinense, tem gerado transtorno para moradores, feirantes e motoristas.
Entenda o caso:
A Feira da Coophab ocupa uma das faixas da Eliza Branco, com uma área de aproximadamente 680m². Com o fechamento dessa via, o trânsito precisa ser desviado para a outra faixa, que fica com duplo sentido. O movimento de veículos, no entanto, é muito intenso. Além disso, as vagas de estacionamento são escassas e, como é proibido parar em alguns locais, não é raro encontrar motoristas que já tiveram seus veículos multados.
Preocupada com essas e outras fragilidades da área, a Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur), deu início a um processo de diálogo, inicialmente com os feirantes, propondo a realocação da feira para outro local, a menos de 50 metros da atual localização.
No último domingo (23), a equipe da Semsur conversou com feirantes e populares, com o objetivo de atualizar cadastros e preparar a comunidade para uma mudança de local, que deve ocorrer já no próximo domingo (30), em fase de teste. A nova via fica a menos de 20m do local onde se realiza a feira atualmente (ver mapa), o que não representa uma grande distância para a população que vem à feira, mas deve diminuir consideravelmente o problema do trânsito e dos estacionamentos.
Como será o novo cenário:
Neste domingo (30), a Feira da Coophab deve ser realizada, em fase de teste, em novo local (ver mapa). A nova área apresenta uma área disponível de cerca de 754m², suficiente para a alocação do comércio de rua. A Avenida Eliza Branco, uma das principais da Coophab, ficará livre para o trânsito de veículos e a faixa do lado oposto ao Condomínio Esplanada dos Jardins poderá ser usada para estacionamento. Além disso, a Avenida Flor de Laranjeira, que fica paralela à Eliza Branco, também poderá ser utilizada como estacionamento.
A entrada da via onde será realizada a realocação da Feira da Coophab (esquina com a Eliza Branco) é o local onde a Prefeitura de Parnamirim vai implantar o novo Mercado Público do bairro, o que representa a integração dos feirantes com a atividade: mais um motivo para a mudança.
Questionados sobre a realocação, a maioria dos populares que frequentavam a feira no último domingo se mostrou a favor, pedindo inclusive que a mudança se dê de forma definitiva. Cumprindo mais uma etapa desse processo, o município deve preparar um relatório e apresentar os resultados à 10ª Promotoria de Justiça, que provocou a Prefeitura quanto à resolução das fragilidades da área. O objetivo é sempre fomentar a economia no município garantindo as condições necessárias à realização das feiras livres minimizando ao máximo eventuais transtornos.
Deixe um comentário