Campanha teve início nesta sexta com panfletagem junto à população.

A edição deste ano da campanha “16 dias de Ativismo pelo fim da violência contra mulheres e meninas” da Prefeitura de Natal e coordenada pela secretaria municipal de Políticas para as Mulheres (Semul) teve início nesta sexta-feira (25) com a realização de uma ação de panfletagem na calçada do Midway. A iniciativa, que seguirá com uma programação extensa até o dia 16 próximo, busca estimular esforços para a superação das situações de violência, contribuindo para a compreensão da necessidade de engajamento social na luta pelos direitos das mulheres e se apresenta como uma importante estratégia de mobilização em prol do fim da violência contra mulheres e meninas.

“Essa já é uma campanha tradicional que realizamos e tem crescido ano após ano. Precisamos reforçar junto à sociedade que a violência contra a mulher é inaceitável. Infelizmente, ainda vivenciamos muitos episódios terríveis e essa cultura de violência só vai ser quebrada com a contribuição de todos. Campanhas como essa ajudam muito nessa compreensão”, disse a titular da Semul, Maria José Medeiros.

A secretária ficou muito satisfeita com o resultado da ação de panfletagem realizada na manhã desta sexta: “O nosso início foi muito positivo. A receptividade das pessoas que abordamos foi boa, todos se mostraram interessados no assunto e parabenizaram a nossa equipe pelo trabalho”, detalhou.

De acordo com dados dos órgãos oficiais, uma em cada quatro mulheres brasileiras acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência ou agressão nos últimos 12 meses. Durante o auge da pandemia da Covid-19, a cada minuto, oito mulheres apanharam no Brasil. A Prefeitura de Natal possui organismos que acolhem e ajudam mulheres vítimas de violência.

Quem tiver sofrido algum tipo de violência pode procurar ajuda:
– CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER ELIZABETH NASSER
3232-2530
AV. NEVALDO ROCHA, 2280, DIX. SEPT ROSADO
– Disk ACOLHE MULHER
0800.281.8000
– CASA ABRIGO CLARA CAMARÃO
Abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica em risco iminente de morte
– Denúncias:
Disque 180
Disque 190

A programação prevista é a seguinte:
– Dias 29/11 a 01/12 – SEMUL Itinerante em Felipe Camarão (Vida Videira)
– Dia 30/11 – Tenda da Saúde no Bosque dos Namorados (17h)
• Serviços de saúde, educação física e panfletaço sobre os 16 dias
– Dia 04/12 – Bike Anjo + Tenda da Saúde (15h)
• Serviços de saúde, educação física e panfletaço sobre os 16 dias
– Dia 06/12 – Campanha do Laço Branco – homens servidores da urbana
• Homens pelo fim da violência contra a mulher
– Dia 07/12 – Capacita SEMUL (evento interno para técnicos da rede)
– Dia 10/12 – Encerramento no Ginásio Nélio Dias
• Final do campeonato de futsal feminino
– Dia 16/12 – Encerramento das atividades com as usuárias (CREN)