Redação/Blog Elias Jornalista
A modernização da iluminação pública e a reforma e revitalização de praças e parques públicos da cidade foram duas importantes obras da Prefeitura do Natal executadas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), em 2021. Responsável pela manutenção e funcionamento de equipamentos públicos, a Semsur tem realizado nesse período outras obras de destaque como a iluminação natalina, o reaproveitamento da compostagem do material de podas e a fiscalização do espaço público e cumprimento das medidas protetivas de combate à pandemia do coronavírus.
A modernização da iluminação pública é uma obra que vem sendo realizada nos últimos dois anos com grande impacto social na segurança, mobilidade do cidadão e economia aos cofres públicos municipais. A Semsur está substituindo antigas luminárias por LED e lâmpadas de alta eficiência. Além de uma iluminação de maior intensidade e durabilidade, a mudança garante mais economia no consumo da energia elétrica paga pelo contribuinte municipal.
A Semsur já executou a modernização da iluminação pública em praticamente toda a orla marítima da cidade, a partir da praia de Ponta Negra, percorrendo toda extensão da Via Costeira, Areia Preta, Praia dos Artistas, Praia do Meio e Praia do Forte, além da Ponte Newton Navarro. A etapa que alcança a iluminação da Praia da Redinha aguarda as obras de reforma da orla e do Mercado da Redinha que serão realizadas pela Prefeitura do Natal no decorrer de 2022. A modernização também beneficiou grandes avenidas da cidade, como a Hermes da Fonseca, Salgado Filho, Prudente de Morais e o Centro Histórico de Natal.
Alamedas
As alamedas também ganharam iluminação em LED, potencializando-se como locais de lazer e convivência, bem como em todas as praças revitalizadas ao longo do ano de 2021. Foram contempladas com a nova iluminação onze alamedas nas quatro regiões de Natal. São elas: Alamedas Antônio Basílio, Tororós, Maranguape, alamedas das Avenidas Praia de Ponta Negra, Roberto Freire, Afonso Pena, Campos Sales, Marinho Chagas (Parque dos Coqueiros), Serra Negra (Soledade), Governador Juvenal Lamartine (Baldo) e João XXIII (Mãe Luiza) e Avenida Florianópolis (Conjunto Santa Catarina).
Além disso, foram contemplados com projeto de adequação da iluminação, o Beco da Lama (Centro), Parque Ecológico de Capim Macio, Avenida do Contorno, Escadaria de Mãe Luiza, acesso ao Condomínio Village de Prata, rua Maruim-Redinha, loteamento Santa Cecília, Siqueira Campos, bairro Salinas (em fase de projeto), Jardim Progresso (em fase de projeto); conjunto Leningrado (em fase de projeto); Rua Dom Almeida Lustosa, Planalto (em fase de projeto).
Economia
O mais tradicional símbolo das festividades do Natal em Natal, a Árvore de Mirassol de 2021 alcançou 120 metros de altura com iluminação toda de LED. O tema “Natal do Recomeço” proporcionou grande movimentação na Praça da Árvore. Este ano, a Prefeitura conseguiu uma economia de 40% nos contratos realizados para instalação da decoração e iluminação natalinas.
Além da estrutura em torno da árvore de Mirassol, uma das maiores e mais bonitas do país, a Semsur instalou no local a casinha do Papai Noel e um túnel estático. Foram instaladas também três árvores na zona Norte: as Árvores do Panatis, Parque dos Coqueiros e do Ginásio Nélio Dias. Instalou ainda mini-árvores de Natal na Via Costeira, bem como a decoração no Centro Histórico de Natal, Palácio Felipe Camarão e os três Reis Magos situados na zona Norte e zona Sul.
A Escadaria de Mãe Luiza (Areia Preta/Mãe Luiza) e o Espaço Cultural Jesiel Figueiredo (Lagoa Azul) também receberam decoração natalina. A Avenida Praia de Ponta Negra teve decoração e iluminação especiais, com um túnel estático, letreiros e bonecos temáticos.
Outros equipamentos na cidade também receberam iluminação natalina, como o Pórtico dos Três Reis Magos (BR-101), Instituto Histórico, Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação – Antiga Catedral, Catedral Metropolitana de Natal, Igreja de Bom Jesus, Igreja do Galo e Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
Praças
Ponto de convivência de grande parte da população nas diversas faixas etárias, as praças são um dos principais equipamentos públicos das cidades. O ano de 2021 foi marcado pela reconstrução, reforma e revitalização de 15 praças entregues à população pela Prefeitura do Natal. O destaque vai para a reconstrução da Praça da Flores (Aristófanes Fernandes – Petrópolis), Praça Henrique Carloni (Disco Voador – Ponta Negra), Parque Ney Aranha Marinho (Tirol), Mãe Peregrina (Cidade Satélite), Milton Ribeiro (Lagoa Nova), Praça Ecológica (Praça dos Gringos – Ponta Negra) e a recentemente inaugurada Praça Pureza Moura (Lagoa Nova).
Outras praças que passaram por ampla reforma foram: a Praça da Bíblia (Soledade), Marcílio Dias (Bairro Nordeste), Aboio (Nova Natal), Pedrinhas (Nossa Senhora da Apresentação), Francisco Roberto (Felipe Camarão), Boi Surubim (Lagoa Azul), São Vicente de Paula – Igapó e Vovó Gurgelita (Lagoa Azul).
A maior parte das praças revitalizadas ganhou também uma Academia da Terceira Idade (ATI), conhecida também como Academia ao Ar Livre, um importante equipamento para a prática de atividades físicas e esportivas. No total, 20 novas academias foram implantadas em todas as regiões da cidade, em 2021, repercutindo diretamente na melhoria da qualidade de vida da população.
Reaproveitamento
Em 2021, a Prefeitura Municipal do Natal, por meio da Semsur, contabilizou cerca de 14 mil demandas de manejo arbóreo sustentável. Foram contemplados os principais corredores urbanos, praças e demandas individuais nas quatro regiões administrativas da cidade.
A recomposição dos canteiros com material de compostagem de restos de podas foi outra importante obra realizada em Natal. Algumas grandes avenidas da cidade receberam o material que, após passar pelo processo de trituração, compostagem e peneiração, foi utilizado como adubo natural nos canteiros e na produção de mudas do Horto Municipal, destinadas ao plantio na cidade.
Para a recomposição dos solos, a Semsur disponibilizou desde o início do trabalho cerca de 40 toneladas do material. As avenidas Deodoro da Fonseca (Centro), Roberto Freire, Ayrton Senna e avenida das Alagoas (zona Sul) já receberam o reforço da compostagem. Os canteiros dessas duas últimas avenidas ganharam ainda uma repaginação ao longo de 3,5 quilômetros, com o plantio de 500 mudas arbóreas e ornamentais reconfigurando o paisagismo do local.
Parceria
Ainda na área de paisagismo, o Programa Natal Mais Verde superou as expectativas de adesão no ano de 2021. De janeiro a dezembro, a Semsur aprovou 69 adoções, tanto de pessoas físicas quanto de empresas interessadas em adotar, implantar e cuidar de canteiros, áreas verdes e praças nos mais diversos bairros de Natal. A meta inicial era de 50 adesões, com base nas adoções de 2020 que chegaram a 49 e, em 2019, foram 35 aprovações.
No ano passado, a adoção chegou em todas as regiões, com o maior número registrado na zona Sul (26), seguido pela zona Leste (20), zona Norte (13) e o menor na zona Oeste (10). O Natal Mais Verde é uma parceria entre o Executivo Municipal e a sociedade a partir da adoção de áreas verdes, canteiros e praças.
Continuidade
A Semsur está dando continuidade a todos os projetos executados em 2021 em todas as áreas. O serviço de modernização e eficientização da iluminação pública alcançará todas as regiões da cidade, iniciando pelas principais avenidas e grandes corredores. Na sequência, o município irá executar a modernização da iluminação pública dos bairros. Atualmente, a Secretaria trabalha na reconstrução do Parque Ecológico de Capim Macio, um importante equipamento urbano que atenderá toda a zona Sul da cidade, além da Praça Dom Adelino Dantas – Neópolis e Praça Santa Paula (Felipe Camarão).
Deixe um comentário