A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), realizou na última quinta-feira (8), a premiação dos alunos da rede municipal de ensino que se destacaram na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) Mirim no município.
Estiveram presentes na ocasião, os estudantes da rede municipal e suas famílias, a vice-prefeita Kátia Pires, a secretária adjunta de Educação, Delmira Santiago, o representante da Coordenadoria Pedagógica da Semec, Francisco Xavier, além das equipes pedagógicas das escolas municipais.
De acordo com a secretária adjunta de Educação, Delmira Santiago, o papel da família em parceria com a escola é fundamental na aprendizagem dos alunos. “Cada criança que se destaca, pode ter certeza, tem como mérito também a contribuição da família, além dos professores que se dedicaram e ensinaram com paciência e amor. A criança que é acompanhada pelas famílias aprendem e apresentam um desempenho melhor na escola. Essa parceria entre escola e família precisa ser forte, precisa estar presente em todos os detalhes para que a criança se sinta amparada em saber que a família se importa com ela, a escola, o professor, dessa forma o sucesso é garantido e o resultado está aqui”, disse.
Ao todo, 50 alunos foram premiados com medalhas e certificados, representando 15 escolas municipais. Participaram da OBMEP alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, sendo esta a primeira OBMEP Mirim. Durante a premiação, os alunos puderam apreciar a apresentação literária de uma das professoras da rede municipal, a qual também é mediadora de leitura e retratou a história de Alga, uma garota apaixonada por números.
Um dos alunos premiados, José Gabriel, da Escola Municipal Josafá Machado, falou sobre a sensação de estar sendo premiado. “Quando eu fiz a prova fiquei muito contente, pois passei para a segunda fase e fiquei na expectativa. Minha maior alegria, além de ter ficado entre os primeiros colocados, foi pelos meus amigos terem ficado também. Eu gosto bastante da minha escola e a minha professora me ajudou bastante a estudar para essa prova, os meus pais também me apoiaram muito nos meus estudos”, falou.
A mãe de José Gabriel, Francisca Letuzia, falou emocionada sobre o filho e sua conquista. “Estou emocionada e muito feliz. Gabriel é uma criança interessada, gosta de matemática e teve muito apoio da família, da irmã, da minha parte e do pai. É uma conquista muito grande e importante para uma criança, para os pais que ajudam seus filhos a ter esse prazer, porque é necessário o apoio da família, que ela incentive. Estou bastante orgulhosa do meu filho, por chegar aqui, hoje. Admiro e parabenizo o trabalho dos professores, do ASG, dos diretores, porque é um trabalho em família, feito em união”, disse.
Deixe um comentário