Marca Maxmeio

Postado às 10h07 CidadeDestaque Nenhum comentário

Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

Foi realizado nesta quinta-feira (30), no Museu Municipal Sephora Bezerra, o 1° Fórum Comunitário do Selo UNICEF (edição 2021 – 2024) de São Gonçalo do Amarante/RN, com o tema: “Você e seu Município Crescendo Juntos”.

No encontro, houve debate sobre os objetivos que precisam ser alcançados para obtenção do Selo, analisando a situação local de crianças e adolescentes, definindo ações que garantam os direitos da infância e adolescência, monitorando e avaliando o impacto de projetos, programas e políticas sociais voltadas à melhoria das condições de vida da população de zero a 18 anos incompletos no município.

Participaram do evento representantes de diversas áreas do poder público e da sociedade civil. “Precisamos da participação de todos, para que possamos construir uma cidade melhor para as nossas crianças e adolescentes”, destaca Marluce de Paula, secretária municipal de Educação.

As Marias Meninas, uma dupla infantil que elabora poesias, se apresentou no Fórum, abordando a defesa dos direitos das crianças e adolescentes e recitando versos sobre a cidade.

O articulador local do Selo, Alexon Gomes, realizou a uma apresentação dos principais objetivos do município. Também estiveram no evento, Ilma Barros, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Aline Melo, Cleanto Marques e Cleidivan Tavares, conselheiros tutelares; Nildo Campos, presidente da Fundação Cultural Dona Militana; além de representações de outras secretarias, setores e entidades.

Selo UNICEF
O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A adesão ao Selo UNICEF é espontânea.

O Selo UNICEF contribui para o alcance de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *