A Prefeitura de Natal arrecadou mais de seis mil peças de roupas novas e seminovas, além de calçados, alimentos não perecíveis, material de limpeza e higiene para distribuir com a população atingida pelas fortes chuvas que caíram na capital nas últimas semanas. Os donativos são fruto de uma campanha solidária promovida pela gestão municipal, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Semtas) e do Comitê de Crise, em articulação com empresas parceiras, instituições religiosas e participação da população.
“Criamos essa rede de solidariedade para minimizar o sofrimento de quem perdeu tudo em decorrência das chuvas. As pessoas atingidas deixaram tudo para trás, então decidimos coordenar essa questão dos donativos para que a ajuda chegue mais rápido”, comentou o prefeito Álvaro Dias.
As famílias atingidas foram cadastradas pelas equipes da Semtas e pela Defesa Civil. Os servidores da Assistência Social também estão responsáveis pela triagem, montagem dos kits e entrega. Estão sendo beneficiadas as famílias em abrigos provisórios, famílias atingidas que moram em torno das lagoas de captação, e as que tiveram suas casas invadidas pelas chuvas ou que sofreram algum dano patrimonial.
A Prefeitura recebeu cinco mil peças de roupas novas da Guararapes Confecções, e outras 1.644 peças femininas, masculinas e infantis foram doadas pela Cosern/Neoenergia e pela população. Quem desejar doar, a Prefeitura montou três pontos de recebimento: no Palácio dos Esportes (Petrópolis), no Ginásio Nélio Dias (Gramoré) e na sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), na avenida Nevaldo Rocha.
Segundo a titular da Semtas, Ana Valda Galvão, a secretaria do Trabalho e Assistência Social já havia entregue kits completos contendo cesta básica, colchões, roupas, kit de higiene pessoal e de limpeza para as 20 pessoas abrigadas na Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação. Nesta terça-feira (12), foi iniciado o cronograma de entregas dos donativos recebidos na campanha. “Hoje nós entregamos 800 peças à comunidade de venezuelanos assistidos pela Prefeitura em conjunto com o Governo do Estado. Na quinta-feira (14) iremos realizar a entrega no loteamento José Sarney a 260 famílias atingidas”, adiantou a secretária. A entrega de kits do Loteamento José Sarney, será no Centro Comunitário da Rua Dom Pedro 1, nº 876, bairro Lagoa Azul.
Foram cadastradas famílias atingidas pelo transbordamento das lagoas de captação de Nova Natal, Jardim Primavera, lagoa de captação de Igapó e Parque Floresta. No momento são 1.809 pessoas assistidas pela Secretaria de Assistência Social, mas a estimativa é chegar a 3.600 pessoas, sejam beneficiadas com kits para amparar quem perdeu suas roupas e objetos.
Serviço:
Pontos de arrecadação
Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte
Palácio dos Esportes, na Zona Leste
Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, na avenida Nevaldo Rocha (antiga Bernardo Vieira) 2180 – Dix-Sept Rosado, na Zona Oeste
Funcionamento:
Das 8h às 18h
Para mais informações: (84) 98821 – 3910
Deixe um comentário