Prefeitura reforça patrulhamento da Guarda Municipal devido a paralisação da Polícia Militar.
Redação/Portal de Notícias e fotojornalismo/eliasjornalista.com
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) recebeu determinação do prefeito Álvaro Dias para ampliar o efetivo da Guarda Municipal (GMN) nas ruas da capital durante a paralisação da Polícia Militar deflagrada nesta segunda-feira (17). Já nas primeiras horas da tarde de hoje novas viaturas de patrulhamento da GMN iniciaram as rondas voltadas para as áreas de maior movimentação de pessoas, como os centros comerciais e corredores de transporte coletivo.
A secretária da Semdes, Sheila Freitas, informou que foi montado um gabinete de gestão para reforçar as ações conjuntas integrando as secretarias municipais que têm ligação direta com a segurança pública e viária. O sistema de videomonitoramento unindo as câmeras de vigilância da Guarda Municipal do Natal e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) está funcionando sob alerta para auxiliar as guarnições de patrulhamento da GMN que estão atuando nas ruas. “A Prefeitura tomou a iniciativa de zelar pela segurança do cidadão e estamos empregando todos os esforços para reforçar as ações da Guarda Municipal”, ressaltou.
O comandante da GMN, Alberfran Grilo, contabilizou 20 viaturas de patrulhamento preventivo distribuídas nas quatro zonas administrativas da capital. Estão sendo utilizados guardas municipais do serviço ordinário e de extra, com liberação de diária operacional. “Conseguimos triplicar a quantidade de guardas municipais nas ruas e estamos dando atenção a pontos importantes de circulação de pessoas e horários específicos no intuito de garantir a tranquilidade do cidadão”, comentou.
Os guardas municipais lotados em todos os grupamentos operacionais da GMN estarão sob alerta para qualquer necessidade. O setor de videomonitoramento do Gabinete de Gestão Integrada Municipal da Semdes também vai se manter atento com guardas municipais monitorando os locais onde há vigilância feita por câmeras de segurança da Prefeitura.
As guarnições da GMN estão patrulhando a cidade utilizando não só o armamento de fogo comum, como pistolas 380, mas também o armamento com maior poder letal, a exemplo das espingardas calibre 12. “Estamos cumprindo nossa mais importante missão, que é a de proteger a sociedade”, concluiu o comandante da GMN, Alberfran Grilo.
Deixe um comentário