A primeira dama de Natal, Dra. Amanda Dias representou o Prefeito Álvaro Dias, que cumpre agenda de trabalho em Brasília, no lançamento do livro “Elas no Judiciário – Vivências na Justiça Potiguar, uma produção coletiva de mulheres do Judiciário Potiguar “. O evento foi realizado nesta quarta-feira (7), na sede do Tribunal de Justiça (TJRN).
“Foi com muito orgulho que participei desse momento que representa sobretudo um resgate histórico da participação feminina na justiça do Rio Grande do Norte, da qual também faço parte. O livro representa a força da mulher e mostra que estamos aptas a ocupar qualquer lugar que desejemos na sociedade”, comentou a primeira dama.
Dra. Amanda aproveitou ainda para parabenizar a todas as mulheres que fazem a diferença na sociedade. “Quero parabenizar a todas as mulheres que estão sendo um diferencial na sociedade brasileira, porque é com contribuição no dia a dia, no trabalho, nos eventos, nas solenidades, que cada vez mais as mulheres vão ganhando espaço e conquistando vitórias. Parabéns a essas guerreiras de hoje, de ontem e as que estão por vir”, disse.
A obra foi uma produção coletiva de mulheres do Judiciário Potiguar unindo magistradas, servidoras e colaboradoras do Judiciário potiguar e surgiu a partir da iniciativa do Comitê de Valorização Feminina do TJRN, presidido pela desembargadora e vice-presidente da Corte de Justiça, Zeneide Bezerra.
De acordo com o presidente do TJRN, desembargador Vivaldo Pinheiro, que abriu o evento, o objetivo inicial foi o de levantar dados históricos sobre o ingresso e a trajetória feminina no Poder Judiciário do Rio Grande do Norte, bem como produzir dados atuais sobre essa participação de magistradas e servidoras na instituição.
“O livro traça uma linha do tempo sobre a presença da mulher no judiciário do Rio Grande Norte. É uma brilhante retrospectiva construída por várias mãos”, disse o presidente do TJRN, ao abrir a cerimônia no auditório desembargador Deusdedit Maia.
A juíza auxiliar da vice-presidência do TJRN, Hadja Rayane Alencar coordenou o grupo de trabalho responsável pela elaboração do livro. Também fazem parte deste grupo de trabalho as juízas Tathiana Macedo, Tatiana Socoloski e Cinthia Cibele Medeiros, a secretária de Comunicação e jornalista Andreia Ramos e a assessora Judiciária da Presidência, Ana Maria Fernandes.
“Esse é apenas o começo. Pedimos às mulheres da nossa justiça potiguar que continuem nos ajudando, uma vez que muitas mais edições virão por aí”, comentou a desembargadora vice-presidente da Corte de Justiça, Zeneide Bezerra, que preside o Comitê Feminina no judiciário potiguar. “Somos 49% na Justiça do RN”, comemora.
A primeira edição é digital e estará disponível no site do Tribunal (www.tjrn.jus.br). A 2ª edição já começou a ser preparada com o lançamento de um novo questionário a ser respondido pelas mulheres que fazem parte do Poder Judiciário do RN.
O livro “Elas no Judiciário – Vivências na Justiça Potiguar, uma produção coletiva de mulheres do Judiciário Potiguar” é composto por três partes. A primeira traz um levantamento histórico das pioneiras, servidoras e magistradas, que ingressaram no Judiciário do Estado, lembrando, inclusive, da primeira magistrada do Estado Wandecy Albanez Ferreira Veras, que ingressou na instituição em 1956 e foi não apenas a primeira juíza, como a primeira advogada e também a primeira promotora do Rio Grande do Norte. Na segunda parte são apresentados dados atuais no que pertine aos quantitativos de mulheres e também seus percentuais nos postos de liderança. O livro ainda tem o depoimento de 74 mulheres falando sobre a participação do gênero feminino na justiça estadual.
Deixe um comentário