Redação/Blog Elias Jornalista
Em um cenário — de pandemia mundial — tão desafiador para a educação, 50 profissionais da área se destacam no exercício de suas funções e são exemplos de excelência em suas práticas. Os educadores são indicados ao Prêmio Educador Nota 10, e um potiguar está entre os finalistas para vencer a premiação.
O professor de Ciências da Escola Lápis de Cor/MOV, Felipe Albano, é um dos 50 finalistas do projeto. O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita, com o objetivo de reconhecer e valorizar professores e gestores escolares da educação infantil ao ensino médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
O professor apresentou o projeto “Ciência em Movimento”. A iniciativa acontece no contraturno escolar, aberta aos interessados do 8º e 9º ano, com o objetivo de levar os alunos a responderem suas questões-problema e possibilitá-los a terem uma experiência de iniciação científica. Assim, as turmas foram apresentadas aos conceitos, hipóteses, características e metododologias de um projeto científico.
Divididos em trios, os jovens se dedicaram a duas investigações que resultaram em artigos escritos de forma colaborativa: “As diferenças morfológicas das células animais e vegetais” e “A relação entre circunferência abdominal e a pressão arterial, frequência cardíaca”. Para a coleta de dados deste último tema, os alunos também contaram com o apoio do professor de Educação Física. A professora de Matemática ajudou os integrantes do clube na tabulação e análise de dados. Com base nos artigos, eles ainda produziram um pôster científico para a feira de ciências da Escola.
O professor sente a indicação como uma motivação “Eu vejo a indicação ao prêmio como um combustível a continuar tentando cada vez mais na educação básica. Passamos por um momento muito difícil durante a pandemia, e ter meu trabalho reconhecido em um prêmio nacional só mostra que os esforços valeram a pena.”, explica.
Sobre a premiação
Hoje, o Prêmio conta com a parceria de mídia da Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho, tem o patrocínio da SOMOS Educação e BDO, e o apoio da Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef. Desde 2018, o Prêmio Educador Nota 10 é associado ao Global Teacher Prize, realizado pela Varkey Foundation, prêmio global de Educação.
Ao longo das últimas 23 edições, foram recebidos mais de 75 mil projetos, e premiados 251 educadores, entre professores e gestores escolares.
Deixe um comentário