Crédito Manoel Barbosa / SME.

Nesta quinta-feira (13), o Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) recebe durante todo  o dia de hoje, a formação continuada destinada aos professores de Ciências da Natureza e Língua Inglesa. O encontro formativo teve como foco o debate sobre experiências culturais e interdisciplinares aplicadas à formação docente.

Durante a formação, os educadores da Rede Municipal de Ensino de Natal compartilharam ideias e experiências enriquecedoras. Uma dessas experiências foi a da professora de Artes e assessora pedagógica da SME, Sthella Cristina de Medeiros Gomes Amaral, que realizou uma viagem para o Canadá, onde passou dois meses aprimorando conhecimentos. Segundo a assessora, o relatório apresentado refere-se à participação no Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Educação Básica, promovido pela coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior em parceria com o Colleges and Institutes Canada, ocorrido no período de maio a julho do corrente ano.

Sthela Amaral compartilhou um pouco da vivência no exterior, destacando como as experiências adquiridas no Canadá podem ser aplicadas de forma prática e inspiradora no contexto da sala de aula. “Foi uma oportunidade única de ampliar meus horizontes e trazer novas metodologias para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem”, declarou a professora.

A assessora pedagógica da SME-Natal, Maria da Conceição Lima Vieira, também foi palestrante da formação e conversou sobre a temática da Cultura Maker. “É fundamental proporcionar esses momentos de troca entre os professores, pois contribuem significativamente para o desenvolvimento profissional e, consequentemente, para a qualidade do ensino oferecido aos nossos estudantes”.

A professora de Ciências da Natureza, Katia Cilene Simões Cavalcante,  da Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima, destacou a importância da formação. “Vivemos em um mundo em constante transformação, com avanços científicos e tecnológicos ocorrendo rapidamente. Participar de eventos como esse nos permite estar sempre atualizados e preparados para trazer o melhor conteúdo e metodologia para nossos estudantes”.

“Participar desses encontros nos permite conhecer novas metodologias de ensino, recursos didáticos atualizados e, principalmente, nos mantermos conectados com as tendências e demandas do mercado de trabalho. Além disso, a troca de experiências com outros colegas nos ajuda a aprimorar nossa prática docente e a oferecer um ensino mais eficaz e motivador para os estudantes”, destacou o professor de Língua Inglesa da Escola Municipal Francisco de Assis Varela Cavalcante, Edmilson Neves de Morais Júnior.